Cortada do mastro de Santo Bino será neste domingo

O evento é o pontapé inicial para a mais tradicional festa da cidade que reúne anualmente milhares de pessoas na Serra-sede.
Compartilhe:
Conguistas cortam a madeira que servirá como mastro para os festejos. Foto: Edson Reis

Por Clarice Poltronieri

Conguistas cortam a madeira que servirá como mastro para os festejos. Foto: Edson Reis
Conguistas cortam a madeira que servirá como mastro para os festejos. Foto: Edson Reis

Neste domingo (14), primeiro após a festa de Nossa Senhora da Conceição, acontece a tradicional Cortada do Mastro de São Benedito. O evento que acontece há mais de 160 anos na Serra-sede é a abertura dos festejos em alusão ao santo Bino, que contam ainda com a puxada e a fincada do mastro.

Por volta das 18h, devotos do padroeiro da cidade seguem em procissão até a mata, onde cortam uma madeira que será usada na confecção do mastro. Em seguida, o cortejo sai do bairro São Domingos e se dirige pelas principais ruas da Serra-sede até o prédio da Igreja Matriz. Acompanham os devotos festeiros três juntas de bois, enfeitadas com flores, que arrastam pelas ruas um enorme tronco representando o mastro de São Benedito. O evento também conta com a participação de cavaleiros e amazonas.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Estarão participando do cortejo as bandas de congo Folclórico São Benedito, São Benedito de Campinho da Serra, Konschaça, Santo Expedito, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Santiago. Também estará presente a banda de música Estrela dos Artístas.

A cortada do mastro é o pontapé inicial para os festejos em comemoração ao santo negro, composto ainda por outras três fases – puxada, fincada e derrubada.

Na segunda fase, é feita a puxada do navio Palermo no dia 25. No dia 26, feriado municipal, acontece o ápice da festa em homenagem ao santo, com a fincada do mastro. O mastro é retirado do barco e nele é preso um estandarte com a imagem do santo. Depois de render homenagens com muito congo e oração o mastro é erguido em frente à igreja matriz. Neste dia comemora-se ainda o Dia do Serrano.

A última fase dos festejos em alusão ao santo negro é a derrubada do mastro e ocorre apenas no ano seguinte, no domingo de páscoa.

O cortejo que sairá de São Domingos é acompanhado por uma  junta de bois. Foto: Edson Reis
O cortejo que sairá de São Domingos é acompanhado por uma junta de bois. Foto: Edson Reis

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também