Cortada do Mastro acontece neste domingo (14) e abre Festa de São Benedito 2025 na Serra

Compartilhe:
cortada mastro
A Cortada do Mastro conta com a participação de bandas de congo, banda de música Estrela dos Artistas, cavaleiros e devotos. Crédito: Edson Reis

Uma mistura de fé, cultura e tradição marca a Cortada do Mastro, que acontece neste domingo (14), a partir das 17 horas, em Serra Sede. O evento abre oficialmente a programação da tradicional Festa de São Benedito 2025, uma das maiores celebrações religiosas e culturais do Espírito Santo.

Os festejos, que completam 180 anos em 2025, são aguardados por moradores e visitantes e homenageiam São Benedito, conhecido como o Santo Negro. A Cortada do Mastro reúne bandas de congo, cavaleiros, devotos, a Banda de Música Estrela dos Artistas e uma junta de bois responsável por puxar o mastro, representado por um tronco de madeira.

A programação tem início com a saída do Congo Folclórico São Benedito, do bairro São Domingos, em direção à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde é feito o pedido de permissão aos padroeiros para o início dos festejos. Em seguida, o grupo retorna ao bairro para buscar o mastro, que é arrastado por três juntas de bois ornamentadas com flores de flamboyant.

Um grande cortejo percorre as principais ruas da Serra Sede, reunindo bandas de congo do município, cavaleiros, amazonas, festeiros e devotos. Participam do desfile as bandas Congo Folclórico São Benedito, São Benedito Campinho da Serra II, Konshaça, Santo Expedito, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga e São Benedito de Santiago.

Para o prefeito da Serra, Weverson Meireles, a festa representa um importante patrimônio cultural do município. “A Festa de São Benedito é um marco cultural e religioso para a Serra. Apoiar eventos tradicionais como este é fortalecer a nossa história e a cultura do nosso povo”, destacou.

O presidente da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Deivid Soares, reforça o significado da celebração. “São 180 anos de fé e tradição. É um momento sagrado, em que reafirmamos nossa identidade e honramos o legado deixado pelos nossos antepassados”, afirmou.

A Festa de São Benedito 2025 é realizada pela ABC-Serra e pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), com apoio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e do Ministério da Cultura – Governo Federal. O evento conta com patrocínio do Banestes e recursos das leis de incentivo à cultura, como a Lei Rouanet, Funcultura e Lei Paulo Gustavo.

Programação

A programação segue até o dia 27 de dezembro, com missas, procissões, desfiles de bandas de congo e shows musicais, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações na Serra.

14/12 – domingo
17h – Cortada do Mastro

20/12 – sábado
18h – Desfile das Bandas de Congo Mirim da Serra

24/12 – quarta-feira
5h – Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konshaça e a Banda Estrela dos Artistas
20h – Missa de Natal na Igreja Matriz

25/12 – quinta-feira
17h – Missa e Procissão de Natal e de São Benedito
20h – Puxada do Navio Palermo com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
21h30 – Show com João Felipe e Rafael

26/12 – sexta-feira
9h – Missa do Serrano na Igreja Matriz
11h – Solenidade na Câmara da Serra: Transferência da capital do Estado para a Serra e entrega do Título de Cidadão Serrano
12h – Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com o Congo Folclórico São Benedito
18h30 – Puxada do Mastro com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
21h – Fincada do Mastro e show pirotécnico
21h30 – Show com Priscila Ribeiro
22h30 – Show com João Bosco e Vinícius

27/12 – sábado
19h – Desfile das Bandas de Congo
21h30 – Show com Taiana França
22h30 – Show Serestão do Zé

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Jady Oliveira

Jady Oliveira

Jady Oliveira é repórter do Portal Tempo Novo, onde cobre temas variados com foco em notícias policiais e acontecimentos do dia a dia na cidade da Serra.

Leia também