Coronavírus na Serra: casos confirmados sobem para 14

Compartilhe:
No Jayme, situação é mais crítica. Foto: Divulgação
Jayme dos Santos Neves é um dos hospitais referências para o tratamento do coronavírus. Foto: Divulgação

A Serra tem 14 casos confirmados de coronavírus. A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande (PSB) no início da noite desta segunda-feira (30). De acordo com ele, em todo o Espírito Santo, são 13 novos pacientes infectados com a Covid-19. Até a noite do último domingo (29), nove moradores da Serra tinham sido confirmados com a doença.

Casagrande fez o anúncio através de suas redes sociais. Segundo ele, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) registou mais treze casos de coronavírus no ES, sendo cinco na Serra, quatro em Vitória, três em Vila Velha e um em Cariacica. “85 é o número atualizado de casos confirmados de coronavírus no ES”, afirmou o governador.

Também nesta segunda-feira, Casagrande confirmou que o Espírito Santo registrou os primeiros casos de transmissão comunitária, ou seja, a Secretaria de Estado de Saúde não consegue identificar a origem da contaminação dos pacientes. Casagrande afirma ainda que o Estado entrou na mesma situação de Rio de Janeiro e São Paulo.

Ainda de acordo com o governador, existe a possibilidade da Covid-19 avançar ainda mais em terras capixabas. “Registramos os primeiros casos de transmissão comunitária de coronavírus no ES. Isso ocorre quando não há como identificar a origem da contaminação. Com isso, a possibilidade de contágio atinge níveis muito mais elevados. Entramos no mesmo estágio de transmissão de SP e RJ.”

A transmissão comunitária ocorre quando um paciente infectado, que não esteve em países com registro da doença, transmite para outras pessoas, que também não viajaram. Vale destacar que esse é o terceiro e último estágio epidemiológico. Agora, o Espírito Santo está em alerta vermelho.

Medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19

Por conta do avanço da doença em terras capixabas, o governador Renato Casagrande (PSB) vem tomando uma série de medidas, como suspensão de aulas, fechamento de comércios, proibição de abertura dos bares, limitação de cultos em igrejas com público menor do que 50 pessoas, além do pedido ao Governo Federal de proibir transportes interestadual.

Na Serra, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) decretou estado de emergência em saúde pública. Na prática, com esse decreto, o Município tem mais facilidade para tomar decisões de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Além disso, apenas serviços essenciais estão funcionando na cidade.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também