Categories: Saúde

Coronavírus: ministro da Saúde recomenda que turistas troquem Itália por ES

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta falou à imprensa sobre o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). Foto: José Cruz / Agência Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, realizou uma coletiva de imprensa para confirmar o primeiro caso de coronavírus no Brasil, que foi registrado em São Paulo. Durante o evento, o ministro recomendou que os brasileiros trocassem a Itália pela cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

Nas terras capixabas, havia um caso suspeito da doença, mas que já foi descartado. O homem de 54 anos é morador da Grande Vitória e está com Influenza A. Antes do exame ser feito, o paciente tinha sido classificado como suspeito do coronavírus. Ele foi atendido na UPA de Carapina e encaminhado para o Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras.

Durante a coletiva, Mandetta afirmou que o Brasil não irá fechar as fronteiras. “Perguntaram-me por que não fechar [as fronteiras]. Isto não existe. Não tem eficácia nenhuma. Esta é mais uma gripe que a humanidade vai ter que atravessar. Das gripes históricas, esta tem letalidade menor e tem uma transmissibilidade similar à de determinadas gripes que a humanidade já superou”, acrescentou.

Em um momento, o ministro recomendou que ao invés de ir para a Itália, os turistas brasileiros deveriam visitar cidades do próprio país. “Se você não tem por que ir para a Lombardia, por que ir para a Lombardia? Vou lá para olhar? Vou passear? Aí preferiria passear no Hemisfério Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Niterói, Foz do Iguaçu, Campo Grande, Pampas, Serra Gaúcha. Mais uma razão para fazer turismo interno no Brasil, se for turismo. Se for para negócios, faça o uso de toda a tecnologia. Tome cuidados higiênicos”, disse.

Por fim, o ministro afirmou que os brasileiros devem ter mais cuidados higiênicos. ““O brasileiro precisa aumentar o número de vezes que lava as mãos e o rosto com água e sabão ao longo do dia. Este é um hábito extremamente importante, não só para evitar problemas respiratórios, mas também outras doenças”, afirmou o ministro, recomendando que as pessoas também evitem compartilhar copos e outros utensílios que possam transmitir o vírus por meio da saliva.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

23 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás