Coronavírus: hospital da Serra está com quase 88% dos leitos de UTI ocupados

Compartilhe:
Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, é um dos hospitais referências para o tratamento do coronavírus. Foto: Divulgação / Sesa
Jayme dos Santos Neves é um dos hospitais referências para o tratamento do coronavírus. Foto: Divulgação / Sesa

Continua subindo a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 na Serra, que agora atingiu o índice de quase 88%. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a cidade possui 168 pessoas internadas em UTIs – todas elas no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras.

Além desses pacientes, existem outros 28 que estão internados em leitos de enfermaria – um total de 70%. Ao todo, o Governo do Estado, através do Jayme, fornece à população, 192 leitos de UTI e 40 de enfermaria.

A taxa total de ocupação da Serra é de 84,48%. Apesar disso, é importante destacar que, de acordo com o Estado, não há nenhum colapso ou superlotação de leitos hospitalares na Serra e nem em outras cidades capixabas.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 84,50%. De enfermaria, são 108 leitos, sendo que 86 estão ocupados. Já os de UTI, são 279 leitos, sendo que 241 estão ocupados.

Vale lembrar que o Estado centralizou os pacientes infectados pela Covid-19 no hospital de Morada de Laranjeiras. No Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras, não há leitos de UTI e enfermaria disponíveis para o coronavírus.

Conforme apurado pelo TEMPO NOVO, a última atualização de ocupação de leitos foi divulgada pela Secretaria de Saúde às 11 horas desta quarta-feira (25).

Serra registra mais seis moradores mortos e 382 novos casos de Covid-19 em 48h

O número é assustador: 589 moradores da Serra foram mortos pelo coronavírus em apenas nove meses. A cidade chegou nessa triste marca após a última atualização divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no final da tarde desta quarta-feira (25). Enquanto isso, pelas ruas da cidade, o movimento é grande e também há superlotação de bares, praias e outros locais públicos.

Segundo os dados do Estado, foram 382 novos registros de pacientes infectados pela Covid-19 em apenas 48 horas. Neste mesmo período, mais seis óbitos foram contabilizados. A Serra é a segunda cidade com mais mortes e a terceira com mais casos no Espírito Santo.

De acordo com os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 23.306 pessoas que foram infectadas, 589 mortes e 22.442 moradores considerados curados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 32.302 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também