
Desde a semana passada, todos os moradores de cidades da Grande Vitória estão tendo que usar máscaras ao sair pelas ruas. A medida é para evitar a proliferação do coronavírus. E na Serra, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) anunciou que o Município estará distribuindo 300 mil máscaras e 750 mil kits de higiene para a população, a partir desta segunda-feira (27).
De acordo com Audifax, todo o material foi comprado, de uma empresa da cidade, com recursos da Prefeitura da Serra. A distribuição dos produtos será realizada por voluntários e agentes da saúde durante os próximos meses. A entrega será realizada direto nas residências, mas os materiais também estarão disponíveis nas unidades de saúde do município.
“Todo o material foi comprado com recursos do próprio Município. Essa é uma conquista da gestão para os moradores da Serra que necessitam de cuidados especiais. Lave as mãos, só saia de casa se necessário e, é claro, utilize as máscaras que serão doadas pela Prefeitura da Serra”, destacou o prefeito Audifax Barcelos, que ainda disse que o objetivo é atender toda a população carente e vulnerável da Serra.
Vale destacar que, de acordo com o Município, as máscaras foram feitas de material lavável, ou seja, não é necessário descartar ela por aproximadamente 60 dias. Durante esse período, basta lavar o produto e reutiliza-lo novamente. O kit de higiene, que também será doado, é composto por sabão de coco, sabonete e água sanitária
O secretário municipal de Saúde, Alexandre Viana, também comentou sobre a doações dos produtos. De acordo com ele, todos os EPIS – sigla para equipamentos de proteção individual – foram confeccionados por produtores locais.
“Gostaria de agradecer aos produtores serranos, que nos ajudaram com a produção das máscaras. Todas as pessoas que necessitarem, vão receber os materiais. A máscara é feita de material lavável e com duração de, pelo menos, 60 dias. Ou seja, por enquanto, ela não precisa ser descartada. Já o kit de higiene é composto por sabão de coco, sabonete e água sanitária”, disse.
Números mais recentes do coronavírus na Serra
Dos 1.819 casos confirmados de coronavírus em todo o Espírito Santo, 417 são de moradores da Serra. De acordo com a última atualização divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite do domingo (26), o município também já registrou 22 mortes e é o com mais óbitos no estado. Das confirmações, 105 pessoas já foram curadas.
O bairro da cidade com maior número de casos continua sendo Colina de Laranjeiras, que já possui 38 casos confirmados. Em seguida, vem Morada de Laranjeiras, com 23 confirmações.

