
As obras do Contorno do Mestre Álvaro, que conforme anunciado pelo Jornal Tempo Novo serão entregues em atraso, sofreram mais uma mudança em seu projeto inicial. A rodovia, que seria pavimentada com asfalto, agora receberá concreto. A construção foi iniciada em 2019 com a promessa de solucionar um dos principais gargalos da mobilidade urbana da Serra, mas vem sofrendo atrasos devido à falta de verba da gestão de Jair Bolsonaro – informação confirmada pelo próprio Governo Federal.
De acordo com o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), a mudança do pavimento asfáltico para o concreto é uma novidade. O chefe do Executivo municipal explicou que o concreto tem uma duração maior e mais aderência para os veículos. Devido a este motivo, a empresa responsável pela obra quer que toda a rodovia seja concretada.
Ainda de acordo com o prefeito, o novo modelo de pavimentação surgiu por conta do aumento de preços dos insumos do asfalto, o que fez o concreto – que antes geraria mais custo – se tornar mais viável. O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está preparando uma atualização para a instalação de uma usina de concretagem na região da obra para viabilizar a obra.
Conforme informado no dia 19 de janeiro de 2022 pelo Jornal Tempo Novo, atualmente, cerca de 60% da obra já foi executada. Porém, ainda são necessários R$ 150 milhões de investimentos do Governo Federal para que o contorno seja completamente concluído. Para este ano, são previstos envios de apenas R$ 70 milhões, sendo R$ 40 mi de emendas de deputados federais capixabas e R$ 30 mi de recurso já planejado pela União.
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A informação foi concedida pelo prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT) e confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “A obra do Contorno do Mestre Álvaro é uma expectativa muito grande para resolver nosso problema de mobilidade urbana. Hoje nós temos aproximadamente 60% da obra executada, mas estamos precisando ainda que a União aporte para que seja entregue totalmente a população”, afirmou.
Ano eleitoral: menos recursos para a obra

O chefe do Executivo municipal disse ainda que como este ano é eleitoral, também houve menos envio de emendas dos parlamentares. “Até o ano passado estávamos conseguindo colocar até R$ 80 milhões por ano de emendas para a obra. Este ano por ser ano eleitoral, os deputados enviam mais recursos para suas regiões e menos para a obra; isso é natural; mesmo assim, teremos R$ 40 milhões e nós agradecemos a bancada capixaba por isso”, ressaltou.
É importante destacar que a obra não está parada, mas segue em ritmo reduzido devido à diminuição de envio de recursos à empresa responsável pela construção. Em nota enviada ao Jornal Tempo Novo, o DNIT confirmou que o contorno – que deveria ser entregue este ano – está com seu andamento em atraso e deve ser concluído somente até o final de 2023.
“A obra requer considerável esforço de engenharia, por atravessar áreas brejosas que necessitam de soluções técnicas modernas. Desta forma, mesmo enfrentando as diversas ondas de contágio, em função da crise epidemiológica enfrentada, e pelos 2 anos consecutivos de chuvas intensas, acima das médias esperadas para o período, as obras encontram-se em plena atividade. Tendo a fase de terraplenagem e de construção das interseções em sua etapa final”, disse o texto da nota.
Contorno do Mestre Álvaro e a mobilidade urbana da Serra
O contorno do Mestre Álvaro terá 19,7 km e ligará as regiões do Jacuhy (ao sul ) e Chapada Grande (ao norte). A via terá pista dupla nos dois sentidos e contará com três vias elevadas, além de seis interseções em dois níveis.
A obra deve aliviar o tráfego em 36 bairros do município cortados pelo atual traçado da BR 101, já que vai transferir o trânsito pesado para fora do perímetro urbano da Serra, fazendo com que o atual trecho da BR-101 que corta a cidade seja municipalizado, transformado em Avenida Mestre Álvaro.
A previsão inicial era de que a construção do Contorno do Mestre Álvaro custasse R$ 300 milhões. Após o término das obras, o Contorno – construído com dinheiro público – será entregue para a Eco101, concessionária que administra a BR-101 no Espírito Santo.

