Categories: Meio Ambiente

Contorno do Mestre Álvaro está submerso nesta terça-feira (03)

A temporada de chuva chegou com força ao ES e à Serra e já provoca grandes alagamentos em parte das obras do Contorno do Mestre Álvaro. Logo que vieram as primeiras pancadas fortes, ainda em novembro, os pontos mais baixos do traçado suportaram bem, conforme reportagem mostrada por Tempo Novo.

Mas, com o aumento do volume de chuvas desde então, a situação se agravou deixando o trecho da futura rodovia totalmente submerso entre os polos industriais Jacuhy e Piracema, próximo ao ponto onde a via ligará com o Contorno de Vitória.

A reportagem esteve na manhã desta terça –feira (03) no local e registrou em fotos e vídeo a submersão total de parte do traçado. Há de se lembrar, no entanto, que neste trecho ainda não foi feito aterro definitivo. Mas apenas aterro inicial para demarcar o traçado e permitir a entrada de máquinas e equipamentos necessários a execução da obra.

À medida que se avança para o norte do traçado, os terrenos são um pouco mais elevados. Nesses pontos, há muita água acumulada nas margens da obra, inclusive com o aterro reduzindo o fluxo da drenagem do ribeirão Brejo Grande e gerando inundação da estrada de acesso ao presídio e ao sítio histórico do Queimado.

Quase não havia operários ou trabalhadores da obra ao longo do trecho entre o Jacuhy e Guaranhus na manhã chuvosa desta terça-feira. Uma das poucas atividades que estavam sendo executadas, era a detonação de rochas para a passagem da rodovia num trecho mais seco, no alto de um morro próximo ao Queimado.

Logo após o bate estaca, o aterro do futuro traçado estava submerso nesta terça-feira (03). Foto: Bruno Lyra

As obras são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e a empreiteira executora do serviço é a Contractor. Desde o último dia 19 de novembro a reportagem pede ao DNIT informações sobre o projeto de drenagem, inclusive se os alagamentos das últimas semanas ensejaram mudanças. Mas, até a publicação desta matéria, não teve retorno.

Previsto para ficar pronto até 2021, o Contorno do Mestre Álvaro está na fase de terraplanagem e corte de rochas. A via terá 19 km e fará parte de novo traçado da BR 101, ligando as regiões do Jacuhy ao sul e Calogi ao norte. O custo estimado é de R$ 300 milhões.  A expectativa é que tire 35% do tráfego entre Carapina e Serra Sede, atual trecho da BR 101 que pode ser municipalizado quando o Contorno estiver pronto.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

6 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

7 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

7 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

8 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

8 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

8 horas atrás