O Contorno de Jacaraípe foi inaugurado na manhã deste sábado (13) com uma pedalada realizada às 6h30. O evento contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço e do prefeito da Serra, Weverson Meirelles.
A nova rodovia da Serra possui pista dupla, com dois sentidos de circulação e três faixas em cada um deles. Segundo o Governador, a obra representa o primeiro passo para a integração entre o polo industrial da Serra e o polo industrial de Aracruz, fortalecendo a logística e a mobilidade regional.
Implantado na ES-115, o Contorno de Jacaraípe liga a interseção da Avenida Lagoa Juara com a Avenida Minas Gerais, em Jacaraípe, até o início da ES-264, conhecida como estrada de Putiri, em Nova Almeida. Com 8,5 quilômetros de extensão, a via cria um novo trajeto entre os dois balneários da Serra, permitindo que o percurso entre Laranjeiras e Nova Almeida seja feito em apenas 20 minutos.
O investimento na obra ultrapassa R$ 230 milhões e a previsão é de que os trabalhos complementares sejam concluídos nos próximos meses de 2025.
Leia também
A nova via foi projetada para reduzir o congestionamento da ES-010 (Avenida Abido Saad), ao absorver principalmente o tráfego pesado de caminhões e ônibus que hoje circula pela região litorânea. Além de melhorar a mobilidade urbana, o contorno deve impulsionar o desenvolvimento econômico local, ao facilitar a instalação de grandes operações logísticas.
O projeto também prevê conexão com a futura rodovia Santa Cruz, criando um acesso mais rápido entre Laranjeiras e Aracruz e ampliando a integração viária no norte do Espírito Santo.

