Categories: Política

Contarato vai à Justiça para derrubar novos decretos de Bolsonaro que facilitam porte de arma

Contarato quer derrubar novos decretos. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador capixaba Fabiano Contarato (Rede) vai acionar a Justiça para derrubar os novos decretos publicados por Jair Bolsonaro (PSL) na tarde desta terça-feira (25) que facilitam a posse e o porte de armas. Ao lançar os três novos decretos, Bolsonaro revogou o que tinha sido feito em maio e alterou algumas regras, mas o senador afirma que os textos não solucionam a inconstitucionalidade do decreto anterior.

O decreto revogado de Bolsonaro já tinha sido derrubado pelo Senado Federal, mas ainda precisava passar pela Câmara dos Deputados, onde seria decidido se as regras iriam continuar valendo. Contarato já tinha se declarado contra a facilitação de posse e porte de armas e feito duras críticas as decisões do presidente.

Nos novos textos, o Governo Federal faz ajustes e retira pontos polêmicos que estavam sendo alvo de muitas críticas. Mesmo assim, Fabiano Contarato, afirma que vai ao ao Judiciário contra os novos decretos. “A edição desses novos decretos não sana a inconstitucionalidade. Os textos têm os mesmos conteúdos e os velhos vícios”, diz Contarato.

O senador afirmou ainda que vai apresentar, no Senado Federal, um Projeto de Decreto Legislativo para sustar os decretos publicados na tarde desta terça (25).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra lança edital e abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 4.503

A Prefeitura da Serra publicou, nesta segunda-feira (6), o edital de abertura do concurso público com 895 vagas para professores.…

12 minutos atrás

Bombeiros do Espírito Santo partem para missão no Rio Grande do Sul

Uma equipe composta por 11 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) saiu nesta sexta-feira (03), rumo…

19 minutos atrás

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

18 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

21 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

1 dia atrás