Consumo de fast food cresce entre os brasileiros, revela pesquisa

Compartilhe:
fast food
fast food
Fast food é um alimento rico, principalmente, em gordura, sódio, e feito, em sua maioria, com produto ultraprocessado. E o consumo exagerado está relacionado à obesidade. Crédito: Pexels

Uma pesquisa realizada pela empresa Kantar revelou que houve um aumento expressivo no consumo de fast food no Brasil. O levantamento registrou que, no primeiro trimestre deste ano, 13,7 milhões de pessoas optavam por esse tipo de alimentação.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 3,8 milhões de consumidores.

Os alimentos mais consumidos foram hambúrgueres e pizzas, segundo a pesquisa. O médico cirurgião do aparelho digestivo Gibran Sassine fez um alerta para o consumo excessivo dessas comidas.

“São alimentos ricos, principalmente, em gordura, sódio, e feitos, em sua maioria, com produtos ultraprocessados. E o consumo exagerado está relacionado à obesidade, uma doença crônica que desencadeia outras complicações graves de saúde”, informou.

O médico ressaltou ainda que esse tipo de alimentação é pobre em nutrientes importantes. “Para se ter uma boa saúde e prevenir doenças, é fundamental adotar uma dieta rica em nutrientes presentes em frutas, verduras, legumes, carnes magras e outros alimentos saudáveis. E quanto mais se opta por fast food, maior é a deficiência desses nutrientes que fortalecem a imunidade e ajudam a evitar enfermidades”, explicou.

Sassine também apontou os malefícios que esses maus hábitos alimentares podem trazer a longo prazo. “Infelizmente, os fast foods são muito consumidos por crianças e adolescentes, que no futuro poderão se tornar adultos e idosos com comorbidades, como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e com excesso de peso. Tudo isso em decorrência da má alimentação”, alertou o médico cirurgião do aparelho digestivo.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também