[secondary_title]

Considerado pai de Serra Dourada, Seu Antônio ganha festa por 4 décadas de trabalho humanitário

- PUBLICIDADE-
Serra
Serra Dourada 2 presta homenagem a Seu. Antônio durante último sábado (25). Créditos: divulgação.

De acordo com dados preliminares de 2020 do IBGE (realizado em 2022), a Serra tem 550 mil habitantes, e em meio a tantas histórias que cada cidadão carrega, é possível afirmar que em Serra Dourada 2 a de Antônio de Assis se destaca pela solidariedade, altruísmo e paixão pela comunidade. A história do bairro e de Antônio, carinhosamente conhecido como Seu Antônio pelos moradores de Serra Dourada 2, se cruzam entre várias situações de alegria, tristeza, dificuldades mas em que nunca o sentimento de carinho e respeito pelo próximo se esgotou.

Sendo um sócios da primeira farmácia de Serra Dourada 2, que completou 40 anos, o homem de 74 anos é definido pela população local como sinônimo de bondade. Ao longo de sua presença na comunidade, Seu Antônio buscou sempre colocar a vida das pessoas em primeiro lugar.

“Muitas vezes eu ia comprar remédio e não tinha como pagar, mas o Seu Antônio nunca deixou eu sair da farmácia sem o medicamento que eu precisava. Ele confia nas pessoas, e sempre deixa pagar depois quando não temos condições financeiras. As vezes até ia na casa dos moradores quando eles estavam muito doentes em busca de ajuda, o sentimento de gratidão que eu tenho por ele é enorme”, disse Norma Barbosa, amiga de Antônio há 36 anos.

Serra
Norma é amiga de décadas de Antônio e não deixou de comparecer na homenagem que ocorreu na Serra. Créditos: divulgação.

Esse sentimento de gratidão e carinho é tão grande que no dia do aniversário da farmácia de Antônio, que ocorreu no sábado da última semana (25), os moradores organizaram um dia de homenagens e surpresas com refeições, tele mensagem, abraços e até a instalação de uma placa de honra ao mérito por dedicação a comunidade.

A organização da surpresa, que segundo uma estimativa contou com 800 pessoas, surgiu a partir de Simone Rosa, secretária da associação do bairro de Serra Dourada 2. Emocionada com a comoção da comunidade em exaltar a importância de Antônio no bairro, Simone contou os detalhes sobre os preparativos para a comemoração dos 40 anos da ‘Drogaria Serra Dourada’.

Serra
Simone Rosa foi uma das idealizadoras da homenagem, mas faz questão de ressaltar que união da comunidade de Serra Dourada 2 foi essencial. Créditos: divulgação.

“Eu estava em minha loja, que é próxima da farmácia do Seu Antônio, quando Sandra, uma das funcionárias da drogaria, me contou que o aniversário do estabelecimento estava chegando. Logo já comentei de fazer uma comemoração, criei um grupo no WhatsApp e mais de 150 pessoas, algumas que nem moram mais no bairro, vieram pois o Seu Antônio fez parte da vida delas, ele é considerado o pai de Serra Dourada 2 pelo seu trabalho humanitário realizado ao longo desses 40 anos”, disse Simone, que ainda ressaltou a importância da união da comunidade para a realização do evento tão simbólico.

“Após uma arrecadação para a compra do necessário para a festa, começamos os preparativos. Na madrugada do dia, ás 3h, Marcelo Leal, que é presidente da associação de moradores do bairro e meu marido, João Alves, instalaram a placa de honra ao mérito em frente a farmácia para que Seu Antônio já acordasse com tudo preparado. E logo cedo já havia várias pessoas ao redor da drogaria na expectativa de ver a reação do Seu Antônio. É surreal a união da comunidade em prol de homenagear uma pessoa tão querida, fico muito emocionada”, relatou Simone.

+ Cinema da Serra vai dar ingresso grátis para acompanhante | Confira

No sábado (25), por volta das 8h, quando foi abrir a farmácia para mais um dia de jornada  S.r Antônio percebeu a movimentação e avistou a placa. Emocionado com o início das homenagens, Antônio chorou e as únicas palavras que conseguia pronunciar em meio a emoção do momento foram de agradecimento. Mal sabia ele que a placa e o café da manhã em comunhão com os moradores era apenas o início de um dia totalmente para ele.

Com a companhia do DOT ( Departamento de Operações de Trânsito), que manteve a circulação de veículos e pessoas seguras, por volta das 18h um carro de tele mensagem foi em frente a farmácia. Segundo Marcelo Leal, presidente da associação de moradores do bairro, alguns moradores tiveram a chance de conversar no microfone e passar uma mensagem para Seu Antônio.

“Esconder isso tudo não foi fácil, mas deixamos a cereja do bolo para o final. Durante o dia a nossa secretária Simone montou uma mesa com comes e bebes na Farmácia com a permissão dele, e sem ele saber, as 18 horas do sábado (25),  reunimos os moradores em frente a farmácia, onde cantamos parabéns e fizemos declaração de carinho por tele mensagem. Alguns moradores tiveram a oportunidade de falar no microfone, ele ficou o dia todo tirando fotos e fazendo vídeos com moradores, muito emocionado ele agradeceu a todos” disse Marcelo, que ainda relatou sua história de vida com Seu Antônio.

Serra
Seu Antônio e Marcelo carregam história de 36 anos de convivência em Serra Dourada 2. Créditos: divulgação.

“Desde os 6 anos que minha família já tinha vínculo de amizade e também sempre fomos clientes do Seu Antônio. Quando criança minha mãe fazia um bilhete e mandava eu ir na farmácia do Antônio comprar algum remédio pra anotar no caderninho e pagar no final do mês”, relatou Marcelo.

“Na época não havia unidade de saúde nas comunidades, poucas pessoas tinham carro, e Seu Antônio ia atender da maneira que podia nas casas, até ajudar em parto ele já ajudou. Hoje, com 42 anos e 36 anos de amizade com Seu Antônio, consigo enxergar ainda mais como cada ato dele, desde ir na casa de uma pessoa doente, até vender remédios anotando na caderneta foi importante para nossa comunidade”, finalizou Marcelo.

Causa de toda a comoção do fim de semana de Serra Dourada 2, Seu Antônio mal conseguiu expressar seus sentimentos. Em conversa com a reportagem, Antônio disse que a comunidade o ajudou em um momento muito difícil: a morte de sua esposa.

“Eu falei para eles que não mereço isso tudo. O que eu faço aqui no bairro é por amor, a gente sozinho ‘não é nada’, temos que cultivar ações de ajuda ao próximo. Quando perdi minha esposa, o pessoal do bairro foi meu suporte e minha alegria. Fico honrado e emocionado de ter moradores assim ao meu lado’, disse Antônio.

Amiga de longa data do empresário, Cléa Oliveira também conversou com o Tempo Novo e se emocionou por algumas vezes ao falar do amor fraterno por Seu Antônio. “Eu tenho 72 anos e vim para a Serra do Nordeste. A vida me deu a oportunidade de conhecê-lo em 1982 e nossa amizade continua até os dias de hoje. Ele é uma pessoa ímpar, coração enorme e sempre disposto a ajudar o próximo. Esse evento irá ficar na memória de todos nós”.

Após o fim do evento, parte do dinheiro arrecadado e que não foi gasto nos festejos foi utilizado para compras de cestas básicas que serão doadas para famílias carentes. A ideia de realizar a ação foi de Simone Rosa em conjunto com Antônio.

Confira fotos do evento

...

Oficina do Conhecimento comemora um ano com atividades gratuitas para mães e filhos

No dia 25 de maio, a Oficina do Conhecimento, em Barcelona, vai comemorar seu primeiro ano de funcionamento e quebra vai homenagear as mães...

Sedu abre 170 vagas de intercâmbio gratuitos no Canadá, Chile e nos EUA

A Secretaria de Educação (Sedu) está ofertando 170 vagas para estudantes fazerem intercâmbio gratuito em três países: Canadá, Estados Unidos e Chile. O processo...

Reunião vai bater o martelo sobre crédito internacional para 3ª via Serra-Vitória nesta quinta

Nesta quinta-feira (16), o prefeito Sergio Vidigal, juntamente com representantes da União e do Banco dos BRICS, deverá finalizar as negociações sobre a operação...

Feinbares e Salão Sabores levam aulas-show com chefs renomados à Serra

A Feinbares, feira de negócios para bares, restaurantes e similares, que está no mercado para divulgar novidades e soluções para o setor de Food...

Comediante “Aquaman de Guarulhos” faz show em Valparaíso na sexta

Nesta sexta-feira (17), o comediante Bruno Henrique, conhecido como "Aquaman de Guarulhos" devido às suas semelhanças com o famoso personagem da DC Comics, estará...

Heptasopro e Léo de Paula navegam pela tradição da música instrumental brasileira

De um lado, um duo de violão e flauta especializado no choro e nas diversas matrizes da música instrumental brasileira; de outro, um percussionista...