Conheça 5 hábitos inimigos da saúde bucal

Compartilhe:
saúde bucal

saúde bucalTer um sorriso bonito e um hálito fresquinho não são as únicas vantagens para quem cuida corretamente da saúde bucal. Hábitos como escovar os dentes após todas as refeições, fazer a higienização correta e ir regularmente ao dentista também ajudam a evitar doenças que vão além da boca, como problemas cardiovasculares e até risco de câncer.

Em 25 de outubro celebra-se Dia do Dentista e também o Dia Nacional da Saúde Bucal, datas que reforçam a importância de priorizar os cuidados diários com os dentes e toda a região da boca.

Além da falta de higiene adequada, outros hábitos podem comprometer a saúde na cavidade oral. “Costumes rotineiros, aparentemente inofensivos, como roer unhas e palitar os dentes, são prejudiciais porque podem causar lesões, e ainda são anti-higiênicos”, alertou a cirurgiã dentista Beatriz Coutens.

A especialista explicou, contudo, que um dos hábitos mais nocivos à saúde bucal é o tabagismo. “O cigarro está no topo da lista dos vilões. As toxinas do tabaco prejudicam a boca de diversas maneiras. Podem levar à perda dos dentes e ainda aumentam o risco de câncer na região da cabeça e pescoço”, alertou a dentista.

 Conheça outros hábitos prejudiciais à saúde bucal

1 – Roer as unhas

As unhas são duras e exigem um esforço para serem cortadas pelos dentes, o que gera uma sobrecarga nos tecidos periodontais. E, por ser anti-higiênico, o hábito propicia a proliferação de bactérias na boca.

2 – Palitar os dentes

Ao contrário do que pensam algumas pessoas pensam, o palito não substitui o fio dental. O hábito de palitar os dentes ainda pode lesionar a gengiva, aumentando o risco de infecções.

3 – Consumo exagerado de alimentos doces

O excesso de açúcar favorece a formação de placa bacteriana e ainda altera o PH da boca, propiciando a proliferação de micro-organismos e favorecendo o surgimento de cáries.

4 – Mastigar de um lado só

Esse hábito causa uma sobrecarga dos dentes, aumentando o risco de desgaste tanto dos dentes quanto da articulação temporomandibular.

5 – Usar os dentes para abrir embalagens

Abrir tampas de garrafas, frascos e até embalagens plásticas são muito prejudiciais, pois causam desgaste e ainda podem quebrar os dentes.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também