Congo, procissão, puxada, fincada do mastro e shows para São Benedito na Serra sede

Compartilhe:
São Benedito
O documentário alterna imagens da tradicional Festa de São Benedito e o início das obras do Complexo de Tubarão na década de 1970. Foto: Arquivo Edson Reis
São Benedito
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito acontecem na segunda-feira (26) na Serra Sede. Foto: Arquivo Edson Reis

Os festejos de São Benedito, na Serra Sede estão chegando ao seu ponto alto. A festa do padroeiro da cidade continua com sua agenda neste sábado (24) – véspera de Natal e vai começar logo cedo. Na programação tem show nacional com Diogo Nogueira no Dia do Serrano e de São Benedito.

Na madrugada do dia 24, às 5 horas da manhã acontece a tradicional alvorada de Natal com a banda de congo Konchaça e a banda de música Estrela dos Artistas.

No dia seguinte, domingo (25) – dia de Natal, os festejos de Santo Bino começam às 17 horas, quando ocorre missa na Igreja Matriz, na Sede e a procissão de Natal e São Benedito em seguida pelas ruas do Centro da Serra.

Logo mais, às 20 horas, acontece a puxada do navio Palermo com diversas bandas de congo da Serra e a tradicional banda de música Estrela dos Artistas.

Posteriormente, por volta das 20 horas, tem show com DJ JV Saxx, seguido de Jackson Lima, às 22h30.

Na segunda-feira – dia 26 – é feriado municipal. Nesta data se comemora o Dia do Serrano e também São Benedito. A agenda começa às 9 horas, quando na Igreja Matriz, acontece a Missa do Serrano.

Às 11 horas, a programação será na Câmara de Vereadores da Serra, quando personalidades importantes são agraciadas com o título de Cidadão Serrano. Na segunda (26), também acontece a transferência simbólica da capital do Estado para a Serra.

Por volta do meio dia, na igreja Matriz, ocorre a exposição da imagem de São Benedito com participação da banda de congo mais antiga da Serra, o Congo Folclórico São Benedito.

A noite, às 18h30, acontece o ponto alto dos festejos do padroeiro. É hora da procissão de São de São Benedito e da tradicional puxada do mastro que terá presença de diversas bandas de congo e também da banda de música Estrela dos Artistas.

Às 21h30, em frente a Igreja Matriz será feita a fincada do mastro. Após a fincada tem show pirotécnico. De acordo com a legislação municipal que proíbe o uso de fogos barulhentos na Serra, os fogos de artifício serão de baixo estampido.

Às 22h, a banda Cheiro Moreno toca no palco montado na praça da Matriz levando seu repertório regado a muito axé music. O show contará com as super vozes da vocalista da Cheiro Moreno, Bianca Vedova e contará também com participação de Tati Azevedo e Dalzy Salles.

+ Papai Noel chega em Barcelona na quarta com festa para as crianças

Mais tarde, por volta das 22h30, o palco é cantor Diogo Nogueira. O carioca de 41 anos vai tocar na Serra, seus sucessos de 21 anos de carreira como as músicas ‘Pé na areia’, ‘Camarão que dorme a onda leva’ e ‘Malandro é malandro, mané é mané’. Em 2010, ganhou o prêmio de Melhor Artista ou Banda de MPB no VMB 2010.

Diogo tem sete álbuns gravados em estúdio, sendo o último ‘Samba de Verão’, lançado em 2021. O cantor também lançou seis álbuns ao vivo. O mais recente foi foi gravado em Porto Alegre, em 2020.

O sambista também foi indicado ao Grammy Latino nove vezes; três vezes no MTV Vídeo Music Brasil e melhores do ano em 2010.

A programação da Festa de São Benedito continua no dia 27, quando ocorre encontro das Bandas de Congo, às 19 horas, seguido de show com Taiana França, às 22h.

A realização da festa é da Associação das Bandas de Congo da Serra e da Prefeitura da Serra e este ano completa 177 anos de fé e tradição.

“É com muita alegria que iremos realizar a Festa de São Benedito 2022. Ver o congo na rua, acompanhado do cortejo com o mastro e o navio, nos traz disposição e alegria para continuar cumprindo a nossa missão de perpetuar a tradição do Congo para futuras gerações. Ficamos dois anos realizando nossa festa virtualmente. Esperamos que o povo aproveite para louvar São Benedito com alegria e responsabilidade”, destaca o presidente da ABC-Serra, Lucas Barbosa.

A última etapa da Festa de São Benedito acontece no domingo de páscoa, quando é feita a derrubada do Mastro em frente à Igreja Matriz.

História

A origem da Festa de São Benedito, contada pelos mais antigos, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro na costa capixaba denominado Palermo. A lenda seria de que os náufragos pediram proteção a Santo negro e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes em gratidão fizeram a promessa de em todo ano homenagear ao santo negro pela graça obtida. Daí nasceu o hábito da fincada do mastro durante a festa do congo.

 FESTA DE SÃO BENEDITO 2022 – 177 ANOS DE FÉ E TRADIÇÃO

24/12 – SÁBADO

 5h – Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konschaça e a Banda Estrela dos Artistas

20h – Missa de Natal na Igreja Matriz

25/12 – DOMINGO

 17h – Missa e Procissão de Natal e de São Benedito

20h – Puxada do Navio Palermo com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas

22h – Show com com DJ JV Saxx

22h30 – Show com Jackson Lima

26/12 – SEGUNDA

 09h – Missa do Serrano na Igreja Matriz

11h – Solenidade na Câmara da Serra: Transferência da capital do Estado para a Serra e entrega do Título de Cidadão Serrano

12h – Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com o Congo Folclórico São Benedito

18h30 – Puxada do Mastro com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas

21h30 – Fincada do Mastro e Show Pirotécnico

22h – Show com Cheiro Moreno

22h30 – Show com Diogo Nogueira

27/12 – TERÇA

 19h – Desfile das Bandas de Congo

22h – Show com Taiana França

Trânsito da Serra sofrerá alterações

Atenção, moradores da Serra. O trânsito do município deverá sofrer alterações devido à Festa de São Benedito. Durante os dias 25 e 26 de dezembro, as seguintes vias estarão interditadas, com proibição de parada e estacionamento, de 14 horas à 01 da manhã:

– Av. Jones dos Santos Neves (nos dois sentidos)

– Rua Domingos Martins

– Av. Getúlio Vargas

– Rua Major Pissara

– Rua Floriano Peixoto

– Rua Presciliano Biluia

– Rua Santos Pinto

– Rua Cassiano Catelo

– Praça Barbosa Leão

Os pontos de táxi localizados dentro da área interditada serão transferidos para locais alternativos definidos pela Prefeitura.

Segundo o diretor do Departamento de Operações de Trânsito, Fábio Alves, os veículos que estiverem estacionados nas vias interditadas durante o período determinado serão removidos e notificados.

“A orientação é que as pessoas respeitem o decreto da Prefeitura para que a gente possa evitar transtorno. À partir de 14 horas, veículos estacionados nas ruas estão passíveis sim de remoção”, reforça.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também