Congo, procissão, puxada, fincada do mastro e shows para São Benedito na Serra sede

Compartilhe:
São Benedito
O documentário alterna imagens da tradicional Festa de São Benedito e o início das obras do Complexo de Tubarão na década de 1970. Foto: Arquivo Edson Reis
São Benedito
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito acontecem na segunda-feira (26) na Serra Sede. Foto: Arquivo Edson Reis

Os festejos de São Benedito, na Serra Sede estão chegando ao seu ponto alto. A festa do padroeiro da cidade continua com sua agenda neste sábado (24) – véspera de Natal e vai começar logo cedo. Na programação tem show nacional com Diogo Nogueira no Dia do Serrano e de São Benedito.

Na madrugada do dia 24, às 5 horas da manhã acontece a tradicional alvorada de Natal com a banda de congo Konchaça e a banda de música Estrela dos Artistas.

No dia seguinte, domingo (25) – dia de Natal, os festejos de Santo Bino começam às 17 horas, quando ocorre missa na Igreja Matriz, na Sede e a procissão de Natal e São Benedito em seguida pelas ruas do Centro da Serra.

Logo mais, às 20 horas, acontece a puxada do navio Palermo com diversas bandas de congo da Serra e a tradicional banda de música Estrela dos Artistas.

Posteriormente, por volta das 20 horas, tem show com DJ JV Saxx, seguido de Jackson Lima, às 22h30.

Na segunda-feira – dia 26 – é feriado municipal. Nesta data se comemora o Dia do Serrano e também São Benedito. A agenda começa às 9 horas, quando na Igreja Matriz, acontece a Missa do Serrano.

Às 11 horas, a programação será na Câmara de Vereadores da Serra, quando personalidades importantes são agraciadas com o título de Cidadão Serrano. Na segunda (26), também acontece a transferência simbólica da capital do Estado para a Serra.

Por volta do meio dia, na igreja Matriz, ocorre a exposição da imagem de São Benedito com participação da banda de congo mais antiga da Serra, o Congo Folclórico São Benedito.

A noite, às 18h30, acontece o ponto alto dos festejos do padroeiro. É hora da procissão de São de São Benedito e da tradicional puxada do mastro que terá presença de diversas bandas de congo e também da banda de música Estrela dos Artistas.

Às 21h30, em frente a Igreja Matriz será feita a fincada do mastro. Após a fincada tem show pirotécnico. De acordo com a legislação municipal que proíbe o uso de fogos barulhentos na Serra, os fogos de artifício serão de baixo estampido.

Às 22h, a banda Cheiro Moreno toca no palco montado na praça da Matriz levando seu repertório regado a muito axé music. O show contará com as super vozes da vocalista da Cheiro Moreno, Bianca Vedova e contará também com participação de Tati Azevedo e Dalzy Salles.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

+ Papai Noel chega em Barcelona na quarta com festa para as crianças

Mais tarde, por volta das 22h30, o palco é cantor Diogo Nogueira. O carioca de 41 anos vai tocar na Serra, seus sucessos de 21 anos de carreira como as músicas ‘Pé na areia’, ‘Camarão que dorme a onda leva’ e ‘Malandro é malandro, mané é mané’. Em 2010, ganhou o prêmio de Melhor Artista ou Banda de MPB no VMB 2010.

Diogo tem sete álbuns gravados em estúdio, sendo o último ‘Samba de Verão’, lançado em 2021. O cantor também lançou seis álbuns ao vivo. O mais recente foi foi gravado em Porto Alegre, em 2020.

O sambista também foi indicado ao Grammy Latino nove vezes; três vezes no MTV Vídeo Music Brasil e melhores do ano em 2010.

A programação da Festa de São Benedito continua no dia 27, quando ocorre encontro das Bandas de Congo, às 19 horas, seguido de show com Taiana França, às 22h.

A realização da festa é da Associação das Bandas de Congo da Serra e da Prefeitura da Serra e este ano completa 177 anos de fé e tradição.

“É com muita alegria que iremos realizar a Festa de São Benedito 2022. Ver o congo na rua, acompanhado do cortejo com o mastro e o navio, nos traz disposição e alegria para continuar cumprindo a nossa missão de perpetuar a tradição do Congo para futuras gerações. Ficamos dois anos realizando nossa festa virtualmente. Esperamos que o povo aproveite para louvar São Benedito com alegria e responsabilidade”, destaca o presidente da ABC-Serra, Lucas Barbosa.

A última etapa da Festa de São Benedito acontece no domingo de páscoa, quando é feita a derrubada do Mastro em frente à Igreja Matriz.

História

A origem da Festa de São Benedito, contada pelos mais antigos, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro na costa capixaba denominado Palermo. A lenda seria de que os náufragos pediram proteção a Santo negro e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes em gratidão fizeram a promessa de em todo ano homenagear ao santo negro pela graça obtida. Daí nasceu o hábito da fincada do mastro durante a festa do congo.

 FESTA DE SÃO BENEDITO 2022 – 177 ANOS DE FÉ E TRADIÇÃO

24/12 – SÁBADO

 5h – Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konschaça e a Banda Estrela dos Artistas

20h – Missa de Natal na Igreja Matriz

25/12 – DOMINGO

 17h – Missa e Procissão de Natal e de São Benedito

20h – Puxada do Navio Palermo com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas

22h – Show com com DJ JV Saxx

22h30 – Show com Jackson Lima

26/12 – SEGUNDA

 09h – Missa do Serrano na Igreja Matriz

11h – Solenidade na Câmara da Serra: Transferência da capital do Estado para a Serra e entrega do Título de Cidadão Serrano

12h – Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com o Congo Folclórico São Benedito

18h30 – Puxada do Mastro com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas

21h30 – Fincada do Mastro e Show Pirotécnico

22h – Show com Cheiro Moreno

22h30 – Show com Diogo Nogueira

27/12 – TERÇA

 19h – Desfile das Bandas de Congo

22h – Show com Taiana França

Trânsito da Serra sofrerá alterações

Atenção, moradores da Serra. O trânsito do município deverá sofrer alterações devido à Festa de São Benedito. Durante os dias 25 e 26 de dezembro, as seguintes vias estarão interditadas, com proibição de parada e estacionamento, de 14 horas à 01 da manhã:

– Av. Jones dos Santos Neves (nos dois sentidos)

– Rua Domingos Martins

– Av. Getúlio Vargas

– Rua Major Pissara

– Rua Floriano Peixoto

– Rua Presciliano Biluia

– Rua Santos Pinto

– Rua Cassiano Catelo

– Praça Barbosa Leão

Os pontos de táxi localizados dentro da área interditada serão transferidos para locais alternativos definidos pela Prefeitura.

Segundo o diretor do Departamento de Operações de Trânsito, Fábio Alves, os veículos que estiverem estacionados nas vias interditadas durante o período determinado serão removidos e notificados.

“A orientação é que as pessoas respeitem o decreto da Prefeitura para que a gente possa evitar transtorno. À partir de 14 horas, veículos estacionados nas ruas estão passíveis sim de remoção”, reforça.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também