Congo da criançada é festa para São Benedito na Sede

Compartilhe:
A Serra tem oito bandas de congo mirim que envolvem cerca de 250 crianças. Foto: Edson Reis
A Serra tem oito bandas de congo mirim que envolvem cerca de 250 crianças. Foto: Edson Reis

Ana Paula Bonelli

Dezembro é marcado na Serra pela religiosidade e pelo congo, ritmo tradicional do Estado que também tem muita força no município. E neste sábado (16), a Festa de São Benedito continua a todo vapor com o desfile das bandas de congo mirim a partir das 18h.

A concentração acontece no ginásio de esportes da Serra-Sede e de lá os pequenos saem batendo tambor pela Avenida Getúlio Vargas até a Igreja Matriz, onde recebem a benção do padre.

Segundo a Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC), o município possui oito bandas de congo mirim formadas por crianças com idade entre três e quinze anos. Ao todo são cerca de 250 componentes. As atividades tiveram início em 1980 quando o professor José Carlos de Miranda Filho, que trabalhava na Escola Serrana, organizou uma banda para um Desfile cívico. A partir daí criou-se o congo mirim de Santo Antônio.

Outra iniciativa foi em 1984 em Nova Almeida, quando Mestre Antônio Rosa entregou a Mestre Zé Bento instrumentos para formação da União Jovens do Reis Magos. “Teve ainda o trabalho de Elcy Rossete, que criou o congo de Sant’Ana, em Manguinhos”, destaca a ativista cultural Terezinha Pimentel.

Segundo Terezinha, foi no ano 2000 que as bandas mirins passaram a integrar todas as comunidades congueiras do município.

Do congo mirim São Benedito e Santo Antônio de Pádua, Elizabeth da Penha Machado Pelissari fala do interesse das crianças serranas pelo congo. “São filhos, netos e sobrinhos de congueiros, além disso, tem também os que conhecem o ritmo e aprendem a gostar. Nós plantamos a semente e o interesse deles vai brotando. Eles que escolhem o instrumento que irão tocar. E mandam ver no chocalho, no bumbo, nos tambores e nas casacas”, destaca Elizabeth que conta com a ajuda do congueiro Darli Ribeiro para trabalhar com os pequenos.

Tradição e trabalho social
Da Konschaçinha de Santo Antônio, Carlos Augusto Ferreira Montarroyos conta que além de perpetuar a tradição os coordenadores também fazem acompanhamento social das crianças. “Temos algumas exigências para que eles participem dos grupos, uma delas é estar regularmente matriculado na escola”, frisa.

As bandas de congo mirins da Serra são a São Benedito e Santo Antônio de Pádua – Serra-Sede; União Jovens dos Reis Magos – Nova Almeida; São Benedito e Nossa Senhora da Conceição – Campinho da Serra II; São Pedro – Jacaraípe; Nossa Senhora do Rosário – Pitanga; São Benedito – Santiago, Santo Antônio de Pádua – Bicanga e Sant’ana – Manguinhos.

Nayara Azevedo é a atração nacional no Dia do Serrano

Naiara se apresentará às 22h30 no dia 26 na Sede. ao lado da igreja Matriz. Foto: Divulgação

A Serra comemora o Dia do Serrano e o Dia de São Benedito no dia 26 e nesta data, haverá show com a cantora sertaneja Nayara Azevedo, na Serra-sede. A cantora se apresenta às 22h30 e antes dela, tem exibição de Aru Dias com Denner Costa e Luna Mattos, às 22h. Tem também a puxada e a fincada do mastro.

Ainda na agenda, tem no dia 24, alvorada de Natal, às 5h, que terá participação do congo Konschaça e banda Estrela dos Artistas.

Na segunda (25), às 9h, acontece missa na Igreja Matriz. Logo mais, às 17h, ocorre a procissão de Natal e de São Benedito. Às 20h, tem puxada do navio Palermo com diversas bandas de congo e também Estrela dos Artistas.

Às 22h, tem show com Janelas Natalinas e Orquestra PavesiSounds com participação do solista Jackson Lima e Viviane Miranda.

As comemorações seguem até o dia 27, com o desfile das bandas de congo adultas com apresentação dos conguistas no palco. Às 22h30, tem show com Amaro Lima.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também