Concurso estimula estudantes da rede pública do ES a produzir fotos e vídeos sobre o meio ambiente

Compartilhe:
concurso estudantes

Estudantes da rede pública do Espírito Santo já podem soltar a criatividade e participar do 6º Concurso Cine.Ema nas Escolas, que está com inscrições abertas até o dia 3 de agosto. A iniciativa integra a programação do 11º Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo (Cine.Ema) e tem como objetivo estimular um olhar crítico e sensível sobre questões ambientais, por meio da produção de fotografias e vídeos.

As inscrições devem ser feitas no site oficial CLICANDO AQUI.

O concurso é voltado a estudantes do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados em escolas públicas de qualquer município capixaba. As obras inscritas devem dialogar com temáticas ambientais, e podem ser produzidas com câmeras profissionais, amadoras ou até mesmo celulares. Os vídeos precisam ter no máximo 1 minuto de duração e podem utilizar qualquer linguagem audiovisual.

Segundo Tania Caju, diretora geral do projeto, o concurso propõe que os estudantes utilizem a câmera como uma ferramenta de descoberta e conscientização.

“Queremos que os alunos agucem seus olhares através da câmera e, nesse processo, descubram a natureza que muitas vezes passa despercebida no dia a dia”, destacou Tania ao Tempo Novo.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

 “É uma oportunidade para desenvolver técnicas audiovisuais e, ao mesmo tempo, consciência ambiental.”

Desde sua criação, o Concurso Cine.Ema nas Escolas já recebeu mais de 9.300 trabalhos, provenientes de todas as regiões do Espírito Santo.

Premiação e reconhecimento

Os cinco melhores trabalhos de cada categoria (Fotografia e Vídeo) serão premiados. Além disso, os cinco professores que mais incentivarem a participação dos alunos também serão reconhecidos com um kit oficial do Festival Cine.Ema, contendo bolsa, caderno, caneta, revista, camisa e outros itens promocionais, além de certificado de participação.

Os trabalhos serão avaliados por uma curadoria especializada, que levará em conta os critérios de originalidade, composição, impacto, mérito artístico e relevância ambiental. O resultado será divulgado no Instagram @festivalcineema e no site oficial do evento.

Sobre o Cine.Ema

O Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo (Cine.Ema) é um projeto cultural que une arte e meio ambiente, promovendo educação ambiental por meio do cinema desde 2015. Com uma trajetória consolidada, o festival já realizou mostras, oficinas, debates, concursos escolares e eventos em áreas de preservação, alcançando diversas comunidades capixabas, especialmente no interior do Estado.

Neste ano, o Cine.Ema chega à 11ª edição, com uma programação especial que inclui bate-papos temáticos, mostra competitiva de filmes, oficinas de fotografia e vídeo, apresentações musicais e o já tradicional Concurso nas Escolas.

O tema da edição de 2025 é “Regenerar”, um convite para repensar a relação com o planeta em tempos de crise climática. A proposta é estimular o público a reconectar-se com a natureza, imaginar novos futuros e adotar práticas sustentáveis em suas vidas.

“Através do cinema ambiental, queremos despertar um olhar mais profundo sobre as conexões ecológicas que nos envolvem e promover novas narrativas que inspirem transformação”, explica a organização.

6º Concurso Cine.Ema nas Escolas

Quando: Inscrições abertas até 3 de agosto

Quem pode participar: Estudantes da rede pública do ES (Ensino Fundamental II, Médio e EJA)

Categorias: Fotografia e Vídeo (até 1 minuto de duração)

Inscrições: www.cineema.com.br/concurso2025

Dúvidas: escolas@cineema.com.br (assunto do e-mail: [CINE.EMA] DÚVIDA)

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também