Concerto da Orquestra Jovem Vale Música percorre diferentes estilos da música clássica

Compartilhe:
Orquestra Jovem Vale Música
A Orquestra Jovem Vale Música vai percorrer diferentes períodos e estilos da música clássica no concerto “Guia da Orquestra para os Jovens – Benjamin Britten”. Crédito: Divulgação

Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música vai percorrer diferentes períodos e estilos da música clássica no concerto “Guia da Orquestra para os Jovens – Benjamin Britten”. O espetáculo será realizado nesta terça (11), às 19h30, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

O evento integra as comemorações dos 25 anos do Projeto Vale Música Espírito Santo e conta com articulação do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo site Sympla – clique aqui para ter acesso – a partir da segunda-feira, 10 de novembro, às 12h. Os ingressos são limitados e sujeitos à capacidade do local. Às 15h, o grupo fará uma sessão especial voltada para projetos sociais e estudantes da Rede Pública de Ensino.

Formação artística

Com regência do maestro Lucas Anizio, a Orquestra Jovem Vale Música é um espaço de formação artística, convivência e descoberta, onde a experiência musical se transforma em crescimento humano. Para esta apresentação, o grupo selecionou obras de compositores célebres como Franz Schubert (1797-1828), Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) e Benjamin Britten (1913-1976).

O concerto será aberto com a “Sinfonia n° 8 em Si menor”, de Franz Schubert. Conhecida como “Inacabada”, é considerada uma das obras mais enigmáticas do romantismo, marcada pela profundidade emocional e pela beleza melódica.

Em seguida, a “Valsa das Flores”, de Tchaikovsky, transporta o público ao universo mágico do balé “O Quebra-Nozes”, com sua delicadeza e exuberância orquestral.

Encerrando o concerto, a peça principal “O Guia da Orquestra para os Jovens”, de Benjamin Britten, vai apresentar os instrumentos da orquestra de maneira lúdica e didática, convidando a plateia a conhecer as cores e timbres que compõem o som sinfônico.

Para o maestro Lucas Anizio, o concerto é fruto do trabalho coletivo de jovens talentos que vivem a música com dedicação, disciplina e entusiasmo. “Este programa celebra não apenas o repertório clássico, mas também o poder transformador da música — capaz de inspirar, educar e aproximar pessoas”, afirma.

Tradicional

Um dos grupos mais tradicionais do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música possui atualmente cerca de 50 integrantes, na faixa etária de 12 a 26 anos. O grupo realizou concertos em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013), a homenagem a Ivan Lins, com a participação do cantor e do pianista Gilson Peranzzetta (2015), e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016). Anualmente participa de Festivais de Música, como o Festival de Música Erudita do Espírito Santo e o Festival de Inverno de Domingos Martins.

 Desde 2022, a Orquestra Jovem Vale Música conta com a orientação da renomada professora e violinista Carla Rincón, que faz a consultoria pedagógica do núcleo de cordas do Projeto Vale Música Espírito Santo.

Orquestra Jovem Vale Música:

Concerto “Guia da Orquestra para os Jovens – Benjamin Britten”

  • Regência: Lucas Anizio
  • Mestre de cerimônias: Jace Theodoro
  • Data: 11 de novembro (terça-feira)
  • Horário: 19h30
  • Local: Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) –  Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), 29.075-910
  • Entrada: gratuita. Retirada de ingressos pelo Sympla clique aqui para ter acesso a partir desta segunda-feira, 10 de novembro, às 12h.
  • Ingressos limitados à capacidade do teatro.
  • Capacidade: 615 lugares
  • Patrocínio: Vale, com articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

Sessão especial:

  • Horário: 15h
  • Público-alvo: Projetos sociais e alunos da Rede Pública de Ensino.

Programa:

  • Franz Schubert (1797-1828)
  • Sinfonia n° 8 em Si menor, D. 759 – “Inacabada”
  • Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)
  • Valsa das Flores, do balé “O Quebra-Nozes”, Op. 71ª
  • Benjamin Britten (1913-1976)
  • O Guia da Orquestra para os Jovens, Op. 34

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também