O Complexo Jesuítico de Reis Magos, em Nova Almeida, recebe na próxima terça-feira (24), a partir das 16h, a exposição “Para nadar é preciso vencer o mar”, do artista José Bechara. A mostra ocupa o recém-restaurado Centro de Interpretação Aldeia de Reis Magos e marca um novo momento para o monumento histórico, ao unir a arquitetura do século XVII à produção da arte contemporânea.
Após passar por um processo de readequação e restauro, o complexo amplia sua função cultural e passa a receber exposições que exploram diferentes métodos e materiais. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra (Setur).
A exposição apresenta pinturas inéditas e esculturas de variadas dimensões. Conhecido por investigar a ação do tempo sobre os materiais, Bechara utiliza processos de oxidação em lonas e aplica rochas ornamentais em esculturas externas, dialogando com a iluminação natural e a atmosfera histórica do espaço.
Para o prefeito da Serra, Weverson Meireles, a realização de grandes mostras no município fortalece a identidade cultural local. “A mostra fortalece o diálogo entre arte, memória e território, reafirmando a vocação cultural de Reis Magos. Iniciativas como esta valorizam nossa identidade, ampliam o acesso à cultura e reconhecem a potência criativa que transforma lugares, aproxima pessoas e fortalece o sentimento de pertencimento”, afirmou.
Leia também
Imersão e patrimônio
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Centro de Interpretação foi concebido para oferecer ao público uma experiência sobre a história de indígenas e jesuítas no Espírito Santo. Com a inclusão de exposições de arte contemporânea, o espaço amplia sua proposta, atraindo diferentes públicos, de pesquisadores e fiéis a apreciadores das artes visuais.
A entrada para a mostra é gratuita. Os interessados devem retirar ingressos por meio do link disponibilizado pelos organizadores.