Companhia de teatro da Serra conquista 4 prêmios e 8 indicações em festival nacional em Goiás

Compartilhe:
teatro
O grupo levou ao evento os espetáculos A Folia do Deus Menino e O Menino do Dedo Verde. Crédito: Divulgação

A Imprópria Trupe, companhia de tratro da Serra, brilhou na primeira edição do Hidro Encena – Festival Nacional de Teatro de Hidrolândia (GO), realizado entre os dias 29 e 31 de agosto. O grupo levou ao evento os espetáculos A Folia do Deus Menino e O Menino do Dedo Verde, que juntos somaram 8 indicações e garantiram 4 prêmios, reafirmando a força da produção teatral capixaba.

Inspirado na tradição da Folia de Reis, o espetáculo A Folia do Deus Menino foi o mais premiado da Trupe no festival. A peça recebeu 6 indicações nas categorias:

  • Melhor Ator (Wellington Fernandes)
  • Melhor Atriz (Jocilene Lopes)
  • Melhor Ator Coadjuvante (Breno Héber)
  • Melhor Figurino (Wellington Fernandes)
  • Melhor Sonoplastia (Imprópria Trupe)
  • Melhor Cenário (Wellington Fernandes)

Além das indicações, conquistou três prêmios:

  • Melhor Maquiagem (Wellington Fernandes)
  • Melhor Atriz Coadjuvante (Isis Cristina)
  • Melhor Espetáculo do Festival pelo Júri Popular

“O Menino do Dedo Verde” também foi premiado

Já O Menino do Dedo Verde, inspirado na obra de Maurice Druon, recebeu duas indicações: Melhor Figurino e Melhor Sonoplastia. A montagem garantiu o prêmio de Melhor Maquiagem (Wellington Fernandes), consolidando o reconhecimento pela qualidade estética e poética da obra.

Apoio e trajetória da companhia

A participação da Imprópria Trupe no festival foi possível por meio do apoio da Secult – Secretaria da Cultura do Espírito Santo, através do edital 001/2025 – Circulação e Intercâmbio.

De acordo com apuraçao do TN, não é a primeira vez que o grupo leva o nome da Serra e do Espírito Santo para festivais de renome. Em 2023, a peça O Menino do Dedo Verde também se destacou ao conquistar quatro prêmios no Festival Internacional de Teatro de Ubá (FETUBA), em Minas Gerais, incluindo Melhor Espetáculo Infantil e Melhor Trilha Sonora.

Raízes na Serra

A Imprópria Trupe nasceu no palco do Centro Cultural Eliziário Rangel, espaço reconhecido como celeiro de artistas serranos. Atualmente, a companhia busca novos colaboradores e apoiadores para viabilizar transporte e logística, de modo a participar de outros festivais pelo Brasil.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também