Comércio da sede tem 350 lojas e recebe 20 mil pessoas por dia

Compartilhe:
Dirigente da CDL Edson Quintino com trabalhadoras do comércio local. Foto: Fábio Barcelos
Dirigente da CDL Edson Quintino com trabalhadoras do comércio local. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Mesmo com a crise, o comércio da Serra-Sede é forte. São cerca de 350 lojas e mais de 20 mil visitantes diários. Tudo isso fomentado pela presença da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Fórum (parte deste irá se transferir para a região de Carapina), bancos públicos e privados, além de oito escolas que atendem os moradores de bairros vizinhos.

O coordenador do núcleo da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) na Serra, Edson Quintino, destaca que a região da Sede possui cerca de 170 mil moradores, o que dá 1/3 do total da população do município.  Ele destaca que além dos moradores dos bairros do entorno, também compra no comércio local gente de toda a cidade que vai à sede para resolver alguma questão na Prefeitura e demais órgãos, além de pessoas de cidades vizinhas como Fundão, Ibiraçu e João Neiva.

No entanto Edson revela o temor com a saída de parte do fórum, que passará a funcionar em São Geraldo, na região de Carapina, próximo a entrada da ArcelorMittal Tubarão. “Essa mudança pode tirar de circulação até 2 mil pessoas na Serra-Sede”, aponta. 

Essa é uma das razões que tem impelido os empreendedores locais a preparar uma associação comercial. “A Sede é local de tradição popular e administração.É preciso estimular produções voltadas à cultura, como artesanatos relacionados ao congo, e à administração, como atrair faculdades com cursos de gestão pública. É um projeto de longo prazo e que tem de ser discutido com a sociedade, pois a Sede não pode ficar esquecida virar um bolsão de pobreza”, explica. 

Trabalhando há oito meses no local, a farmacêutica Simony Pimentel sentiu a força do comércio. “Atendemos de 100 a 150 pessoas por dia, mesmo tendo concorrência de outras oito farmácias na região”, conta.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também