Comércio aposta no Dia dos Pais para driblar crise

Compartilhe:
Vendedora de loja na Avenida Central, em Laranjeiras, já se prepara para atender o movimento. Foto: Edson Reis
Vendedora de loja na Avenida Central, em Laranjeiras, já se prepara para atender o movimento. Foto: Edson Reis
Vendedora de loja na Avenida Central, em Laranjeiras, já se prepara para atender o movimento. Foto: Edson Reis

Por Ayanne Karoline

O dia dos Pais se aproxima e com ele a oportunidade de aquecimento do comércio. Este ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) prevê crescimento de 2% em relação a 2014, número otimista se considerarmos a crise. Na Serra, as lojas de rua devem receber o maior volume de procura.

Grande parte da movimentação será nos centros comerciais de Laranjeiras, Jacaraípe, Porto Canoa e Serra Sede. Segundo o diretor da CDL Serra, José Antônio Puppin, em tempo de dificuldades financeiras os shoppings saem perdendo. Isso porque os consumidores buscam preço baixo. “O custo de uma loja no shopping é caro e o lojista acaba repassando isso para o produto”, avalia.

A notícia agrada aos lojistas de bairro, como o presidente da Associação dos Comerciantes e Empresários de Jacaraípe (Acejac), Odirlei Carioca Dematte. Porém, mesmo sabendo da preferência dos consumidores, ele destaca que a inovação e a criatividade são essenciais. “Para driblar o mau momento é preciso criar novas oportunidades, novos nichos”, diz.

Outra aposta é a promoção. Uma característica do consumidor que gasta pouco é a pesquisa por melhores preços. Na loja Tricores, em Laranjeiras, por exemplo, as camisas polo terão preço a partir de R$ 35. Com os valores especiais e pela característica da data, o proprietário Mauro Guzansky espera aumentar as vendas. “Nossa estimativa é de 15%”, pontua.

Este ano, o valor médio dos presentes será de R$ 60. Celulares e eletrônicos ficarão em segundo plano. Segundo o diretor da CDL Serra, José Antônio Puppin, os preferidos serão as roupas, calçados e cosméticos masculinos, como creme para barbear e pós-barba.

Segurança

Geralmente, nesses períodos de grande movimentação os assaltos e furtos aumentam. “Entre as vias mais preocupantes está a Avenida Central, de Laranjeiras, e a Abdo Saad, em Jacaraípe”, afirma Puppin.

O comando do 6º Batalhão da Polícia Militar informou que o município receberá reforço de policiamento no início do mês de agosto, nos principais pontos de comércio da Serra.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também