Combate ao furto de energia: EDP recupera volume capaz de abastecer Cariacica por um mês
Balanço de 2025 apontou que foram realizadas mais de 38 mil inspeções na área de concessão
Após realizar mais de 38 mil inspeções em sua área de concessão em 2025, a Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, anunciou que estas ações de combate ao furto de energia resultaram na recuperação de aproximadamente 45GWh de energia, volume suficiente para atender a terceira maior cidade do Estado, Cariacica, por um mês.
A distribuidora realizou 38.909 inspeções em sua área de concessão, abrangendo diferentes perfis de consumo e regiões do Espírito Santo. O objetivo das ações foi identificar e eliminar ligações clandestinas e outras irregularidades que comprometem tanto a segurança quanto a qualidade do fornecimento de energia, além de representarem riscos à vida.
Em 2025, a EDP intensificou as operações realizadas em parceria com a Polícia Civil e o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica. Ao longo do ano, foram realizadas inspeções com acompanhamento de perícia policial. Com isso, os responsáveis pelas ações ilegais foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais cabíveis.
Leia também
Crime e denúncia
A EDP alerta que, mais do que um crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia representa um risco direto à vida. As ligações clandestinas são feitas sem qualquer critério técnico, o que eleva a probabilidade de choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, colocando em perigo quem realiza a irregularidade e, também, para moradores, trabalhadores e vizinhos do entorno.
Para quem flagrar furtos de energia, a EDP disponibilizou um canal, onde denúncias podem ser feitas de forma anônima e segura pelos canais oficiais da distribuidora: pelo site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online, Agências de Atendimento presenciais ou pela Central de Atendimento ao Cliente (0800 721 0707), com funcionamento 24 horas. O sigilo é total e as inspeções são tratadas com máxima prioridade.

