Categories: Política

Comando da Câmara só no final do ano

A sessão do último dia 17 de dezembro, que anulou a eleição de Neidia, terminou em confusão, com vereadores tirando a camisa em plenário, subindo na Mesa e presença da PM para acalmar os ânimos.

Pode ser decidida na Justiça a nova composição da Mesa Diretora da Câmara da Serra. Após a aprovação do projeto de Resolução 14/2014, que invalida a eleição de Neidia Maura (SD) como presidente da Casa para o próximo biênio e marca nova escolha para as 10h do dia 31 de dezembro (quarta-feira), muito se especula sobre o posicionamento de ambos os grupos.

O projeto em questão foi assinado por 13 vereadores e aprovado em sessão extraordinária na quinta-feira (18), conduzida da Tribuna pelo presidente Guto Lorenzoni (PP), que foi impedido pelos colegas de ocupar sua cadeira na Presidência.

Agora, vereadores aliados de Neidia prometem acionar a Justiça para anular a sessão que invalidou a composição da Mesa presidida por ela.

“A sessão deve ser anulada pela Justiça, já que não houve registro da votação no painel, o presidente conduziu a reunião da Tribuna e os vereadores não registraram sua presença no livro”, disse o vereador Nacib Haddad (PDT)

Outro defende a legitimidade da reunião. “Sessão convocada, realizada, filmada, registrada e publicada… regimental”, garante Bruno Lamas (PSB).

Esta não é a primeira vez que a Justiça é acionada para deliberar sobre a Mesa Diretora da Câmara da Serra, pois os opositores de Neidia já haviam tentado acionar o órgão para anular a sessão que a elegeu. No entanto, tiveram o pedido negado em duas instâncias.

Nesta segunda-feira (22) a Câmara se reuniu para a votação de projetos. Nas proximidades do Legislativo, duas viaturas acompanhavam a movimentação. Foram aprovados cinco projetos ao longo da sessão.

Durante a deliberação dos projetos, alguns vereadores solicitaram que as matérias fossem lidas, alegando “desconhecer o conteúdo e a necessidade de melhor compreensão sobre o que votariam”. O vereador Marcos Tongo (SD), 1º secretário da Mesa, foi o encarregado da leitura estendendo a sessão por algumas horas.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

13 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

13 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

14 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

14 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

14 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

15 horas atrás