Comandada por mulheres, Guarda da Serra faz bonito e contribui na queda histórica de homicídios

Compartilhe:

Embora seja uma instituição de maioria masculina, as forças de segurança, estão a cada dia abrindo mais espaço para as mulheres. E na Guarda Municipal da Serra não é diferente. Do efetivo de 147 agentes, 29 são do sexo feminino e metade delas ocupam cargos importantes e de comando.

Em referência ao mês da mulher, no mês de março, o contingente feminino realizou um curso com o tema de Ascensão das Mulheres na Segurança Pública, ministrado pelo Departamento de Operações táticas da Polícia Penal com a inspetora Adriana Camponês.

O curso de aprimoramento durou um dia, foi realizado na última terça-feira (29) e contou com parte teórica sobre a história e a ascensão das mulheres na segurança pública e parte prática com atualização dos procedimentos no manuseio de equipamentos letais, com técnicas de defesa policial feminina.

De acordo com a comandante da Guarda Municipal da Serra, Lais Araújo, por ser uma área que demanda muito esforço físico tanto para acessos quanto para a parte operacional, as mulheres da Segurança Pública acabam sofrendo preconceito de uma parte da sociedade, que julgam que elas deveriam exercer apenas atividades administrativas, causando um sentimento de desvalorização.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Embora seja uma instituição de maioria masculina, Lais Araújo conta que desde que assumiu o cargo foi muito bem recebida por todos os servidores que sempre a trataram bem e a elogiaram pelos resultados alcançados.

Lais contou ao Tempo Novo que sempre admirou a carreira dos profissionais de segurança pública desde nova e os primeiros concursos que prestou foram na área policial e que no momento que passou no processo para a Guarda Civil Municipal da Serra se sentiu realizada.

“Nós mulheres podemos ocupar qualquer cargo que quisermos. Não podemos desistir dos nossos sonhos”, incentivou a comandante da Guarda.

Ela conta também que existem estudos que demonstram que muitas mulheres na área da segurança pública sofrem por assédio, brincadeiras de mau gosto, preconceito, entretanto, Lais relata que nunca passou por nenhuma dessas situações.”

Mas nem tudo são flores, a comandante da Guarda da Serra relata que ela e sua família já sofreram ameaças por parte de criminosos, porém não se deixou abater e seguiu crescendo na profissão.

Vale ressaltar que sob o comando de Lais, durante este mandato do prefeito de Sérgio Vidigal, a Guarda Municipal conseguiu concretizar reivindicações da categoria como adicional por risco de morte, escala especial, contratação de mais agentes, aquisição de novos veículos e a implantação do ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) que é uma equipe da Guarda Civil Municipal que atuará em situações de maior risco e complexidade.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também