Com violência em alta, Serra tem mais de um assassinato por dia

Compartilhe:
Duplo assassinato acontecido em Serra Dourada I na noite do dia 9 de fevereiro. Foto: Divulgação

 

Duplo assassinato acontecido em Serra Dourada I na noite do dia 9 de fevereiro. Foto: Divulgação

Por Thiago Albuquerque

Um terço do ano se passou e com ele 128 pessoas foram assassinadas na Serra.  Nos quatro primeiros anos cidade mais populosa e violenta do Espírito Santo teve uma média de 1,06 mortes por dia. Os números representam um aumento de 25% em relação ao período de janeiro a abril de 2016, quando foram registrados 102 homicídios na cidade.  Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social – Sesp.

Os números confirmam a curva de crescimento de homicídios em quase todas as cidades capixabas, notadamente durante e após a semana de caos na segurança gerada pela greve da PM em fevereiro.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Só em abril 28 pessoas foram mortas na cidade.  Porém o mês do ano com mais assassinatos foi fevereiro, onde 51 pessoas perderam a vida. Em março foram 30 e janeiro 19.

A participação da Serra no número de homicídios no Estado e na Grande Vitória segue alta. Enquanto a cidade teve 128 assassinatos nos quatro primeiros meses, o segundo lugar, Cariacica teve 75 casos, seguido de Vila Velha, com 70 registros.  Vitória com 34; Guarapari com 17; Viana com oito e Fundão com cinco registros fecham a conta dos 337 homicídios de janeiro a abril na região metropolitana.  

Com esses números, a cidade da Serra contabilizou 37% dos homicídios da Grande Vitória. Quando comparados com o estado do ES, onde 587 pessoas perderam a vida no período, a Serra representou 21% das mortes.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também