
Jacaraípe sedia neste domingo (21), a 14ª edição do Manifesto LGBTI+ da Serra, evento que tradicionalmente celebra a diversidade sexual e de gênero na orla do balneário que contará pela primeira vez com a presença do artista pop carioca Thiago Pantaleão.
A programação conta com oito atrações artísticas, entre elas a escola de samba Tradição Serrana. Para animar o evento se apresentam o artista pop carioca Thiago Pantaleão, além de Morenna, Laila Orlande e DJ Japa.
A organização espera um público de 15 mil pessoas no evento. “Nossa estimativa é de que 15 a mil pessoas vejam participar do 14º Manifesto da Serra. Esperamos pessoas de outros municípios da Grande Vitória, do interior do Estado e até turistas do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais”, disse o organizador do evento e presidente do Fórum LGBTI+ da Serra, Matheus Sena.
Com o tema “Raça, gênero, sexualidade e a liberdade de ser quem somos”, o XIV Manifesto LGBTI+ da Serra levará as cores da diversidade para a orla de Jacaraípe. O percurso começará no antigo Hotel Praia Linda, às 13 horas de domingo (21), em direção à Praça Encontro das Águas.
Leia também
À frente da organização do evento estão o Fórum Municipal LGBTI+ e a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Dia Nacional da Visibilidade Trans
O Dia Nacional da Visibilidade Trans é comemorado em 29 de janeiro e a data chama a atenção para a garantia da proteção social e promoção de direitos à população transexual e travesti e conta com ações em todo o País, inclusive na Serra.
Para marcar a data, no domingo (21) e na segunda (22), acontecem atividades culturais e ofertas de serviços de cidadania promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) e em parceria com as secretarias de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), Assistência Social (Semas), Trabalho, Emprego e Renda (Seter), além de Fórum LGBTI+ da Serra e a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES).
Serão realizadas diversas atividades como apresentações culturais, palestras, formações para profissionais da Prefeitura, ofertas de serviços públicos e outras atividades para o público LGBTI+.
Para a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lilian Mota, reafirmar a garantia de direitos humanos é promover a inclusão social das pessoas LGBTI+, ofertando serviços públicos e realizando a promoção plena da cidadania através dos direitos conquistados.
Segundo a secretária, se faz necessário que a sociedade respeite as pessoas LGBTI+ e que a inserção destas no mercado de trabalho leve em consideração suas qualificações profissionais. Ela conclama, ainda, que as empresas contratem pessoas LGBTI+.
“É um direito conquistado e garantido e a Sedir tem o compromisso de fomentar a cidadania de todas as pessoas, seja por meio das ações diretas ou de parcerias”, destaca a secretária.
Mutirão de retificação de nome
Outra ação do Dia Nacional da Visibilidade Trans acontecerá na segunda-feira (22). Trata-se do II Mutirão de Retificação de Prenome e Gênero “Esse é o Meu Nome”, com os serviços de retificação de prenome e gênero de pessoas travestis e transexuais, inscrição de novos cadastros no CadÚnico para pessoas LGBTI+ residentes na Serra e ofertas de vaga de emprego pelo Sine Móvel.
“A Serra reafirma o compromisso na promoção da cidadania LGBTI+. Promovemos diversas ofertas de serviços públicos para essa população com formações e capacitações sobre a diversidade sexual e de gênero”, aponta Layza Lima, chefe da divisão de Promoção da Igualdade de Gênero da Sedir.
Dia Nacional da Visibilidade Trans
Domingo (21)
XIV Manifesto LGBTI+
Horário: saída às 13 horas. Previsão de encerramento às 23 horas
Local: antigo Hotel Praia Linda, em direção à Praça Encontro das Águas
Atrações: Thiago Pantaleão, Morenna, Laila Orlande e DJ Japa
Segunda (22)
II Mutirão Esse é o Meu Nome
Oferta de serviços de retificação de prenome e gênero de pessoas travestis e transexuais, inscrição de novos cadastros no CadÚnico para pessoas LGBTI+ residentes na Serra e ofertas de vaga de emprego pelo Sine Móvel
Local: Cras de Laranjeiras
Horário: das 9h às 17h
Confira a documentação necessária:
RETIFICAÇÃO DE PRENOME E GÊNERO
Público-alvo: pessoas travestis e transexuais maiores de 18 anos
O Cadastro para o atendimento será via formulário da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo neste link: https://docs.google.com/forms/d/1i_u39cEQ9LflNWDAcQj_-To2vZg__iAQLTEpdf5-rBw/edit
- Documentos necessários
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento (inclusive com averbações)
- CPF
- Carteira de Identidade (RG)
- Carteira de Trabalho
- Título de Eleitor
- Comprovante de residência
CADASTRO NO CADÚNICO
Esse serviço só atenderá pessoas LGBTI+ residentes na Serra que não tenham o Cadastro Único
- Documentos necessários
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento (inclusive com averbações)
- CPF
- Carteira de Identidade (RG)
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI)
- Carteira de Trabalho
- Título de Eleitor
- Comprovante de residência
SINE MÓVEL
Durante a ação, será possível realizar o cadastro no banco de dados do Sine, ser encaminhado para vagas de emprego de acordo com o perfil de cada candidato, além de ter orientação para carteira digital.
- Documentos necessários
- Carteira de Identidade (RG)
- Comprovante de residência
- Toda a documentação entregue deverá ser original
- Dúvidas ou informações entre em contato: ddh.sedir@serra.es.gov.br ou no telefone 27 98182-0968

