Com nova frente fria no ES, Serra fica em alerta para risco de forte chuva e vendaval

Compartilhe:
Crédito: Divulgação
serra chuva
Há previsão de chuva forte e risco de alagamentos na Serra. Crédito: Divulgação

A nova frente fria que está passando pelo Espírito Santo voltou a deixar o tempo instável nesta semana. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que a Serra pode ter chuva forte e ventos intensos até esta sexta-feira (4). O fenômeno meteorológico mantém também a sensação de frio na cidade.

De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia; além disso, podem ocorrer ventos intensos (40-60 km/h). Também há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O aviso se iniciou às 10 horas desta quinta (3) e segue válido até as 10 horas desta sexta-feira.

Neste sábado (5), de acordo com o Climatempo, a frente fria se afasta um pouco do Espírito Santo. Por conta disso, apesar das temperaturas ainda se manterem baixas, a chuva deve dar uma trégua. O mesmo acontece no domingo (6).

Incaper emite aviso de atenção para a Serra

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu um Aviso Meteorológico Especial, divulgado quando há mudanças excepcionais no tempo.

Até esta quinta-feira (3), o Estado estará em nível de atenção devido às condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de chuva de moderada à forte intensidade, que podem resultar em acumulados significativos de água em alguns pontos do Estado.

O nível de atenção continua até esta sexta-feira (4), mas para a formação de vendavais. De acordo com o Incaper, as condições meteorológicas atuais são favoráveis para a formação de ventos superior aos 50 km/h. A ventania pode resultar em dados em algumas localidades capixabas mostradas no mapa acima.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também