Notícias

Com morador da Serra à frente do Sebrae, órgão premia cidades empreendedoras

Superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, destacou a importância da premiação. Ele é morador da Serra, a cidade eleita em 1° lugar na categoria de desburocratização. Foto: Divulgação

Dezessete prefeitos capixabas, inclusive o da Serra, Sergio Vidigal (PDT), foram premiados na noite da última quinta-feira (05) durante a cerimônia do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). O evento reconheceu tanto gestores, quanto projetos implementados pelos municípios, que tem como objetivo o desenvolvimento de políticas públicas que priorizem a melhoria do ambiente de negócios nas cidades.

O prêmio é um reconhecimento do Sebrae à capacidade administrativa dos gestores e gestoras municipais que elaboraram projetos e implementaram ações com resultados comprovados de estímulo ao surgimento ou desenvolvimento de pequenos negócios, contribuindo, assim, para o crescimento econômico e social de seus municípios.

O superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, destacou a importância da premiação e afirmou que o empreendedorismo gera mais emprego e renda para as cidades. Vale ressaltar que Rigo é morador da Serra, cidade que ganhou o 1° lugar em uma das categorias.

“Esta premiação tem uma importância ímpar, pois valoriza e divulga as boas práticas de gestores preocupados com o desenvolvimento local, e que criam condições para aprimoramento do ambiente de negócios. Nós entendemos que as micro e pequenas empresas são o que sustentam a economia, representando há alguns anos o saldo positivo de empregos no país, e no Espírito Santo não é diferente. Então quando vemos prefeitos e gestões que apostam nos pequenos negócios, apresentando projetos e desenvolvendo boas políticas públicas para o setor, certamente temos prefeitos que estimulam cada vez mais o empreendedorismo, gerando emprego e renda para a cidade”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Ao todo, as 36 prefeituras capixabas e os 49 projetos inscritos no Prêmio disputaram em oito categorias previstas no regulamento: Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Empreendedorismo na Escola; Inovação e Sustentabilidade; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Desburocratização; Compras Governamentais; Sala do Empreendedor; Cidade Empreendedora.

A Serra levou o 1° lugar na categoria Desburocratização, ou seja, é considerada a cidade capixaba que mais facilitou, através de processos on-line de licenciamento ambiental e de obras, a abertura de novos pequenos negócios.

Vidigal recebeu o prêmio de 1° lugar na categoria de desburocratização. Foto: Divulgação

O prefeito Sergio Vidigal conversou com o Jornal Tempo Novo e contou um pouco sobre as ações que fizeram a Serra ser destaque nacional para investimentos. Vale lembrar que no final da semana passada, um estudo capitaneado pelo Governo Federal apontou a Serra como a décima segunda melhor cidade para se investir no Brasil.

“Acho que teve vários fatores, fator da própria gestão, fator da própria economia da dívida nacional, porque o país teve também um certo crescimento e a gente meio que pegou essa onda e foi também aperfeiçoando as nossas ações. Eu diria que a facilidade hoje de licenciamento, de abrir novas empresas na cidade, um grande plano de mobilidade urbana, a redução dos índices de violência. Eu creio que são ações que contribuíram muito para que a gente pudesse realmente criar esses atrativos, essa nova ambiência de negócios”, destacou o prefeito.

Sergio Vidigal ainda destacou a importância do micro e pequeno empreendedor. “Em cada 10 brasileiros, de 18 anos a 64 anos, 3 estão no empreendedorismo. Então primeiro que já criou essa cultura no Brasil de empreendedorismo, segundo que ficou claro de que se não fosse o empreendedor, seja ele o micro ou pequeno, a situação econômica do país estaria muito pior. E não é diferente no município da Serra que é uma cidade que tem na sua grande maioria na geração de empregos, de oportunidades de trabalho, vindo do micro e do pequeno empreendedor”, disse.

Renato Casagrande participou do evento promovido pelo Sebrae. Crédito: Foto Ao Vivo

O governador Renato Casagrande também esteve presente no evento. “O Sebrae está cumprindo um papel muito importante levando o desenvolvimento para todos os municípios do Espírito Santo. No momento em que você oferece esse incentivo ao gestor municipal para ele formar um bom ambiente de negócios e construir o seu plano municipal de desenvolvimento, isso nos ajuda a fazer com que as pessoas tenham mais qualidade de vida e mais oportunidades”, ressaltou.

As cidades capixabas premiadas foram: Muqui, Colatina, Jerônimo Monteiro, Montanha, Atílio Vivácqua, Iúna, Vargem Alta, Santa Teresa, Serra, Cariacica, Dores do Rio Preto, Anchieta, Ecoporanga, Nova Venécia, Montanha, Viana e Vila Velha.

Veja lista de premiados:

– GOVERNANÇA REGIONAL E COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL:
1º lugar – Muqui – prefeito Hélio Carlos Ribeiro Cândido – projeto Mercado Regional Dos Vales e Café

– EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA:
1º lugar – Colatina – prefeito João Guerino Balestrassi – projeto Escola Empreendedora
2º lugar – Jerônimo Monteiro – prefeito Sérgio Farias Fonseca – projeto Educação Tecnológica Empreendedora

– INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE:
1º lugar – Montanha – prefeito André dos Santos Sampaio – projeto Montanha uma pequena Smart City
2º lugar – Atílio Vivacqua – prefeito Josemar Machado Fernandes – projeto Águas de Nossa Comunidade
3º lugar – Muqui – prefeito Hélio Carlos Ribeiro Cândido – projeto Sementes da Esperança: O Paiol da sobrevivência

– MARKETING TERRITORIAL E SETORES ECONÔMICOS:
1º lugar – Iúna – prefeito Romário Batista Vieira – projeto Avanços do Turismo no Caparaó Capixaba – Iúna
2º lugar – Vargem Alta – prefeito Elieser Rabello – projeto Infraestrutura Produtiva – Implantação de Usina Extratora de Suco
3º lugar – Santa Teresa – prefeito Kleber Medici da Costa – projeto Calendário de Estações. Santa Teresa

– DESBUROCRATIZAÇÃO:
1º lugar – Serra – prefeito Antônio Sergio Alves Vidigal – projeto Licença de Obras e Ambiental Online
2º lugar – Cariacica – prefeito Euclério de Azevedo Sampaio Junior – projeto Simplifica Cariacica
3º lugar – Jerônimo Monteiro – prefeito Sérgio Farias Fonseca – projeto Sustentabilidade e Mobilização

– COMPRAS GOVERNAMENTAIS:
1º lugar – Dores do Rio Preto – prefeito Cleudenir José de Carvalho Neto – projeto Compras Inteligentes: Sucesso após a sua consolidação
2º lugar – Ecoporanga – prefeito Elias Dal Col – projeto Parceiro do progresso
3º lugar – Anchieta – prefeito Fabrício Petri – projeto Observatório de Compras Públicas de Anchieta

– SALA DO EMPREENDEDOR:
1º lugar – Nova Venécia – prefeito André Willer Silva Fagundes – projeto Casa do Empreendedor Ponto de Encontro para Fechamento de Negócios
2º lugar – Montanha – prefeito André dos Santos Sampaio – projeto Sala Virtual do Empreendedor Montanhense
3º lugar – Viana – prefeito Wanderson Borghardt Bueno – projeto É PRA JÁ – Centro do Empreendedor de Viana

– CIDADE EMPREENDEDORA:
1º lugar – Anchieta – prefeito Fabrício Petri – projeto Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Anchieta Criativa Empreendedora
2º lugar – Viana – prefeito Wanderson Borghardt Bueno – projeto Viana Empreendedora
3º lugar – Vila Velha – prefeito Arnaldo Borgo Filho – projeto Vila Velha Empreendedora, Inovadora e Sustentável

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população na Serra

O Ministério da Saúde ampliou o público da vacinação contra a gripe (influenza). Agora toda a população acima de seis…

8 minutos atrás

Luau de Manguinhos será neste sábado com show de Helio Bentes, do Ponto de Equilíbrio

O mês de maio começa com muita energia positiva na Serra. Helio Bentes, vocalista da banda Ponto de Equilíbrio, fará…

39 minutos atrás

Hospital Jayme abre 65 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, anunciou vagas de emprego, totalizando 65 vagas disponíveis para diversos cargos,…

53 minutos atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas, música e atividades para criançada na Serra

A Vila das Artes, conhecida por sua atuante comunidade artística e cultural, vai realizar a 6ª edição da Feira Cultural…

1 hora atrás

Conjuntivite felina? Saiba identificar a enfermidade no seu gato

A conjuntivite é um problema ocular muito comum em gatos, principalmente em filhotes e é caracterizada pela inflamação da conjuntiva…

2 horas atrás

Policial militar é baleado na cabeça em bairro da Serra

O policial militar Saimen Rodrigues foi baleado na cabeça, na noite de quarta-feira (1°), em Cidade Pomar, na Serra. O…

4 horas atrás