Notícias

Com matança crescente, Vitória se aproxima da Serra nos números de homicídios

Vitória está sofrendo alta no número de assassinatos, enquanto Serra registra diminuição. Foto: Agência Brasil

O Espírito Santo voltou a registrar uma gravíssima explosão de violência no mês de agosto – o mais letal de 2021 até o momento. E com esse crescimento exponencial por todo o Estado, Vitória está se aproximando, como nunca visto nos meses anteriores, da Serra nos números de homicídios. Na prática, o município serrano vem registrando diminuição de mortes, enquanto a capital capixaba demonstra preocupante aumento de casos violentos.

No mês passado (agosto), o município serrano liderou o ranking sangrento, com 17 óbitos. Já Vitória ficou ‘na cola’, com 14 casos, ou seja, três a menos.

Historicamente, a Serra sempre foi vista como a cidade capixaba mais violenta. Essa chaga é comprovada pelo recorte histórico dos números oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), especialmente no início do século XXI, quando a Serra tinha uma taxa de homicídio de 1 habitante por dia.

Entretanto, as coisas parecem estar mudando, isso porque o município vem demonstrando diminuição nesses dados, inclusive, ficando na vice-liderança por diversos meses consecutivos em 2019 e 2020.

Situação contrária ocorre em Vitória, que em agosto deste ano, registrou um gigantesco crescimento e bateu recorde, saltando de quatro mortes em julho para 14 em agosto – 250% de crescimento. Se comparado com o mesmo período de 2020, durante os oito primeiros meses de 2021, a capital capixaba também sofreu aumento de mortes: 44 contra 48 – 9% de crescimento.

Em direção oposta, a Serra segue caindo no número de homicídios. De janeiro a agosto de 2020, o município registrou 121 mortes. Neste ano, no mesmo período, foram 79, ou seja, uma diminuição de 34%.

Vale ressaltar que a Serra tem 536 mil habitantes, enquanto Vitória possui 369 mil moradores. Portanto, em números proporcionais, os dados de homicídios de Vitória são ainda mais preocupantes do que quando olhado em números totais.

Situação do ES

Agosto é o mês mais letal do ano no Espírito Santo, com 108 homicídios registrados, superando a marca dos 107 que aconteceram em janeiro. Vitória, Vila Velha e Cariacica registraram 14 assassinatos cada e Serra, 17.

Em 2020, o Espírito Santo registrou apenas 73 homicídios no mês de agosto, o que significa um crescimento de 47,95%.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

4 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

4 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

5 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

5 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

6 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

6 horas atrás