Eleições 2020 na Serra

Com mais de 30 mil eleitores, região de Jacaraípe não elegeu nenhum vereador

José Henrique é morador de Jacaraípe há mais de 34 anos. Foto: Divulgação

Jacaraípe é uma das regiões da Serra com maior número de eleitores: mais de 30 mil. A localidade possui 21 bairros e teve nestas eleições cerca de 30 candidatos disputando uma das 23 cadeiras de vereadores da cidade, mas nenhum deles teve êxito na tentativa.

Entre os candidatos que colocaram seu nome a disposição da comunidade está o mais votado da região, José Henrique, do PV, que conquistou 1.704 votos. Outro candidato que também obteve votação expressiva foi o C&A, do PSDB, 1.545 votos. Também teve o nome do Enfermeiro Sérgio, que recebeu 965 votos.

A região contou ainda com nomes conhecidos da política como o de Luiz Carlos Moreira, do MDB, com 925 votos; de Sandra Gomes, da Rede, com 1.329 votos e do Nego da Pesca, também redista, com 1.145 votos. Estes foram os nomes que mais se destacaram dentre as dezenas de candidatos da região.

Em suas redes sociais José Henrique classificou o resultado como maravilhoso. “Agradeço a cada um e a cada uma que me confiaram seu voto. Isso é muito importante. Um resultado maravilhoso. Ficamos na Serra, na 25ª posição geral num pleito com mais de 700 candidatos, então veja que resultado extraordinário. Em Jacaraípe nós ficamos em primeiro lugar. Eu tenho dito que a Serra não me fez vereador, mas Jacaraípe me escolheu como seu candidato preferido. Lugar onde vivo há 34 anos. Sou muito grato. Que campanha maravilhosa e linda. Saio deste pleito me sentindo vitorioso. É a vontade de Deus e aceito este resultado com tranquilidade, serenidade e humildade”.

Os menos votados foram Morena do Chup Chup (PSD), com 14 votos e Daniela (PV) com 12 votos. (confira lista completa de candidatos no final da matéria).

A região de Jacaraípe conta com os bairros Costa Bela, Praia de Capuba, Enseada de Jacaraípe, São Francisco, Bairros das Laranjeiras, Lagoa de Jacaraípe, Residencial Jacaraípe, Costa Dourada, Jardim Atlântico, São Patrício, Estância Monazítica, Parque Jacaraípe, São Pedro, Conjunto Jacaraípe, Castelândia, Portal de Jacaraípe, Magistrado, Bairro Maria da Penha, Acréscimo das Laranjeiras e outros locais que são loteamentos.

O TEMPO NOVO apurou junto a comunidade os nomes dos candidatos a vereadores, se algum vereador da região não tiver sido citado na matéria, pode entrar em contato com o jornal por meio do email jornaltemponovo@gmail.com.

Vice-prefeito será de Jacaraípe

Vale lembrar que os dois candidatos a Prefeitura da Serra, Sérgio Vidigal (PDT) e Fábio Duarte (Rede), tem vice de Jacaraípe e estão no segundo turno da eleição de prefeito.

Com Sérgio Vidigal, está Thiago Carreiro, também do PDT e com Fábio Duarte, está Renata Sepulcro, da Rede.

“Jacaraípe não ter feito nenhum vereador é contraditório num primeiro momento”, diz José Henrique

O candidato José Henrique analisou ainda que o fato de Jacaraípe não ter feito nenhum vereador é contraditório num primeiro momento. “Porque uma região chamada de Grande Jacaraípe com mais de doze bairros, em torno de 65 mil habitantes, parece que o maior colégio eleitoral da Serra com torno de 26.800  eleitores, e que clama muito por melhorias, sobretudo na segurança pública e turismo, que era muito forte, em Jacaraípe, na década de noventa, isso acabou, infelizmente. Então, foram as duas maiores queixas que eu ouvi durante a campanha aqui na nossa região”, destaca.

Henrique também falou do clamor ser mais forte nas urnas. “Quando chega na hora, desse clamor se tornar mais forte, buscando olhar para candidatos dentro da região que poderiam dar uma atenção melhor a essas situações, o povo vai e coloca mais de 13 mil votos para candidatos fora da nossa região, o que não é nada ilegal e nem imoral, mesmo porque o vereador é para o município, mas a gente vê uma contradição nas queixas diante do resultado que a gente teve em não fazer nenhum vereador de Jacaraípe. E aí algumas pessoas disseram assim, ah, é culpa porque todo mundo quis se candidatar, a gente ouviu isso, foram muitos candidatos, porque não escolheram quem seria. Eu não vejo que a culpa é de quem quis se candidatar, porque cada um tem o direito de se colocar à disposição, mas realmente uma falta de atenção maior, talvez, do eleitor, na hora de pesquisar a vida dos candidatos de Jacaraípe e nós tivemos sim bons nomes que certamente fariam um excelente trabalho, não só pela nossa região, mas pela Serra inteira”.

Henrique disse ainda que vereador não tem que ser bairrista. “Nós temos que acabar com essa cultura de vereador bairrista aqui na Serra, ou seja, vereador do meu bairro, porque se assim o fosse a Serra com mais de 120 bairros, teria que ter mais de 120 vereadores, um vereador é para cidade inteira. O projeto de lei que ele propõe e  vota é para todo o município, não só para sua região. Então, a Grande Jacaraípe não está desamparada, porque os 23 vereadores também devem trabalhar para Jacaraípe, pelas nossas necessidades. Agora eu chamo a atenção dos moradores, que talvez é um instrumento até mais poderoso que um vereador de mandato, são as associações de moradores. Agora, não é momento da gente se lamentar por não ter tido um vereador de Jacaraípe, mas é momento de refletir que nós precisamos nos organizar nas associações de moradores, que elas não sejam palanque político partidário para nenhum candidato, infelizmente, isso acontece, mas que, realmente, elas possam cumprir o efetivo papel que é levar ao Executivo e também o Legislativo, as verdadeiras demandas da de cada bairro, de cada região”, finalizou.

Confira os candidatos da região:

Nome e partido Votação
José Henrique (PV) 1.704
C&A (PSDB) 1.545
Sandra Gomes (Rede) 1.329
Nego da Pesca (Rede) 1.145
Enfermeiro Sérgio (PDT) 965
Luiz Carlos Moreira (MDB) 925
Maylla (PSB) 803
Zé Raimundo (DC) 545
Marco Marmitão (PL) 527
Pastor David (Pode) 425
Baianinho do Restaurante (PL) 366
Paulinho Mecânico (PTC) 365
Aldair Xavier (PDT) 358
Zé Pikira (Cidadania) 290
Professora Alessandra (PT) 285
Gildo Andrade (PSB) 263
Lindoso (PDT) 220
Dudu Lava Jato (PTC) 185
Juarez da Panfletagem (MDB) 138
Claudiney Rocha (PSC) 132
Dudu Piu Piu (MDB) 122
Sandro Jacaraípe (PSB) 121
Adriano Aguiar (do bar) (DEM) 117
Ivanete Dutra (DEM) 107
César Leal (PROS) 97
Betão de Jacaraípe (PP) 85
Geilsa Tupperware (MDB) 72
Adriano Bachir (Republicanos) 61
Beth Melo (DEM) 53
Morena do Chup Chup (PSD) 14
Daniela (PV) 12

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

9 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

9 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

10 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

10 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

10 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

11 horas atrás