Categories: Notícias

Com estoque de sangue crítico, Hemoes faz campanha para coleta externa em condomínios

Moradores do condomínio Recreio das Palmeiras se uniram e doaram sangue na sexta-feira (21). Foto: Internauta TN

Durante a pandemia causada pelo coronavírus, os bancos de sangue de hospitais capixabas estão em baixa, já que muitos estão evitando doar com medo da Covid-19. Por isso, o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) vem intensificando medidas para aumentar o alcance de coletas externa de sangue, uma vez que durante o período de distanciamento social enfrentado no Espírito Santo, devido à pandemia, muitas pessoas que desejam realizar a doação de sangue ainda têm o receio de ir até uma unidade de atendimento.

Uma das medidas é o agendamento do Ônibus de Coleta Externa. A unidade móvel realiza a coleta de sangue e o cadastro para doação de medula óssea. O serviço pode ser solicitado por qualquer cidadão pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br, e o local deve cumprir alguns requisitos, como o mínimo de 50 doadores e o máximo de 70.

Na Serra, o condomínio Recreio das Palmeiras, em Colina de Laranjeiras, recebeu a equipe do Hemoes no último dia 21. No total, foram 70 participantes. O síndico do condomínio, Edvaldo Alves, conversou com o TEMPO NOVO e disse que a ideia começou quando os moradores viram a necessidade de doações no Espírito Santo, inclusive aqui na Serra. “Sabemos que devido a pandemia muitas pessoas não estão podendo sair de casa e por isso as doações caíram muito.”

Segundo a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad as ações visam a facilitar o acesso da população à doação de sangue, além de incentivar a captação de novos doadores, buscando contribuir para a melhoria do estoque de sangue.

A diretora lembra que a solicitação do ônibus deve ser realizada com antecedência, para que haja tempo hábil para a organização da ação. “É importante ressaltar que todas as solicitações são avaliadas e, após a visita técnica, é realizada a agenda para efetuar ação”, informa.

Além do ônibus, o Hemoes vem trabalhando desde julho com uma nova modalidade: o uso de equipamentos portáteis. Nesse procedimento é utilizado o mesmo aparelho de coleta de sangue do Ônibus. Entretanto, são direcionados para o local da visita uma equipe menor de profissionais da saúde e materiais de fácil deslocamento, facilitando o acesso em áreas com estruturas pequenas.

Para a realização do serviço, a equipe técnica leva ao local até quatro poltronas, maleta de urgência e emergência e os equipamentos portáteis para a coleta de sangue. Qualquer cidadão também pode solicitar a visita pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br, sendo necessário ter, no mínimo, 20 doadores para realizar a ação.

“Desde o início da pandemia, mais precisamente do período de distanciamento social, temos trabalhado com estoque crítico. Não há substituto para o sangue, por isso precisamos que a população colabore com doações regulares para manter os estoques em níveis adequados”, ressaltou a diretora.

Confira os endereços e telefones de cada Hemocentro:

– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 07 às 19h (cadastro do doador encerra as 18h20).

– Unidade de Coleta à Distância da Serra

Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 15h20).

– Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).

– Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2801 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).

– Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7957 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).

 

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Policial militar é baleado na cabeça em bairro da Serra

O policial militar Saimen Rodrigues foi baleado na cabeça, na noite de quarta-feira (1°), em Cidade Pomar, na Serra. O…

45 minutos atrás

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

21 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

21 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás