Com apoio de Audifax, Manato perde na Serra e Casagrande conquista maioria na cidade

Compartilhe:
Audifax e Manato na Serra
Crédito: Divulgação
Audifax e Manato na Serra
Manato teve apoio de Audifax na Serra. Crédito: Divulgação

As eleições de 2022 para o Governo do Espírito Santo terminaram e o resultado oficial é que Renato Casagrande (PSB) foi reeleito chefe do Executivo estadual. Ele conseguiu derrotar seu adversário, o bolsonarista Carlos Manato (PL) com 53.80% dos votos. Mas e na Serra, quem saiu vencedor?

No município serrano – que é o maior colégio eleitoral do Espírito Santo – Casagrande ficou em primeiro lugar no 2º turno, repetindo a marca conquistada no 1º.

No total, o candidato à reeleição teve na Serra 57,64% dos votos, o que equivale a 148.813 eleitores. Já Manato conquistou 42,36% dos votos, ou seja, 109.347 eleitores.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De acordo com apuração do Jornal TEMPO NOVO, no primeiro turno, Casagrande também havia ganhado na Serra, com 43,32% (106.854). Já Manato, registrou 32.11% (109.347). A vantagem de Casagrande sobre Manato no município também cresceu entre o primeiro e segundo turno.

No primeiro, a diferença era de 29.652 votos. Já no segundo, foi de 39.466. Ou seja, Casagrande conseguiu angariar mais votos dos demais disputantes das eleições no 1° turno do que Manato dentro da cidade.

Manato teve apoio de Audifax e Casagrande de Vidigal na Serra

Casagrande teve apoio de Vidigal na Serra. Foro: divulgação.

O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos (sem partido) também disputou as eleições para Governo do ES e, no segundo turno, decidiu declarar apoio ao bolsonarista Manato. Entretanto, mesmo com o apoio do serrano, Manato não conseguiu ultrapassar Casagrande na Serra.

Vale ressaltar que, na disputa pelo Palácio Anchieta, Audifax perdeu até mesmo na Serra e ficou em 3º lugar, atrás de Casagrande e Manato.

No 2º turno, Audifax se desfiliou da Rede – partido do qual era a principal liderança no ES – para declarar apoio ao bolsonarista, que se descrevia como “o governador de Bolsonaro”.

Já o atual prefeito da cidade, Sergio Vidigal (PDT), declarou apoio a Casagrande e, inclusive, fez campanha para o governador reeleito na cidade.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também