
Colaboradores da Ambiental Serra, empresa parceira público-privada da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), desenvolveram uma tecnologia que melhora o processo do tratamento de esgoto do município de Serra. José Cledson, supervisor de engenharia, Isabelly Gonçalves, coordenadora de operação, e o diretor-executivo, Valdir Junior, criaram o Skimmer, dispositivo que contribui com a limpeza das lagoas de estabilização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) operantes na cidade.
As lagoas de estabilização têm o objetivo de reter o lodo, que é a matéria orgânica presente no efluente, sendo etapas importantes no tratamento do esgoto. Por meio do Skimmer, elas podem ser limpas de maneira mais segura, ergonômica e econômica.
De acordo com José Cledson, o dispositivo elimina os sobrenadantes. “Uma bomba fica acoplada ao equipamento, promovendo a sucção e limpeza de todo resíduo que flutua nas lagoas de estabilização. Atualmente essa limpeza superficial é realizada manualmente ou com apoio de caminhões vácuo, que conferem baixa produtividade e alto custo”, explicou José Cledson a respeito do funcionamento da tecnologia.
O Skimmer coleta o sobrenadante junto com uma porção de água que passa através de uma bomba externa de sucção. Dessa forma, os resíduos ficam retidos em uma tela de proteção e o líquido retorna para o tratamento. Atualmente, a Ambiental Serra conta com 18 lagoas de estabilização entre as 21 ETEs em operação.
Leia também
Segundo o diretor-executivo da empresa, Valdir Junior, a iniciativa mostra que as equipes estão atentas para descobrir novas e eficientes formas de melhorar o tratamento de esgoto na cidade. “Temos o compromisso de sempre buscar melhorias, novas tecnologias para o sistema de esgotamento sanitário. O desenvolvimento do Skimmer parte dessa premissa. Por meio dele conseguimos elevar o nível do trabalho e realizar um tratamento com maior qualidade nas lagoas”, disse.
O tratamento de esgoto é importante ao contribuir para a qualidade de vida das pessoas, preservação do meio ambiente, valorização de imóveis e de atividades econômicas. A universalização do acesso a esse serviço está próxima no município serrano.
Parceria público-privada
A Ambiental Serra firmou, desde 2015, uma parceria público-privada (PPP) com a Cesan a fim de realizar a implantação e a manutenção do sistema de esgotamento sanitário da Serra. Por meio dessa união, a cobertura das redes de esgoto no município saltou de 58% para 90%, com 1,2 bilhão de litros de efluentes sendo tratados por mês.

