Código de Defesa do Consumidor de graça para comerciantes no Procon da Serra

Compartilhe:

Cerca de 10 mil exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estão disponíveis para comerciantes e prestadores de serviços no Procon da Serra. Os exemplares podem ser retirados gratuitamente na sede do órgão, em Portal de Jacaraípe, das 7 às 16 horas.

Segundo determina a Lei Federal 12.291/10, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços são obrigados a manter, em local visível e de fácil acesso ao público, um exemplar do Código. O diretor do Procon, Sérgio Rocha, informa que não pode ser exposta uma cópia baixada da internet, mas sim um exemplar original.

O CDC é um conjunto de normas que visam à proteção e defesa aos direitos do consumidor, assim como disciplinar as relações de consumo entre fornecedores e consumidores finais e as responsabilidades que têm os fornecedores. Para Sérgio, a exposição do Código em estabelecimentos comerciais, é de fundamental importância. “O documento orienta o cidadão para que saiba como proceder em situações em que identifique uma irregularidade, como por exemplo, produtos fora do prazo de validade”, comentou.

Quem se interessar pelo documento ainda tem a opção de comprar o CDC em livrarias por um preço que varia entre R$ 10 e R$ 20. Vale lembrar que o Código foi criado em 1990 e não conta com uma versão com atualização.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também