Meio Ambiente

Cobra venenosa invade casa na Serra e quase pica criança de 9 anos; biólogo alerta que veneno é mortal

Foto: Divulgação

Uma cobra da espécie jararaca causou um verdadeiro alvoroço entre moradores da comunidade de Barcelona, na Serra, durante a última sexta-feira (8). A serpente venenosa invadiu uma residência de família do bairro – que possui uma extensa área verde em seu entorno – e por pouco não picou uma criança, que possui apenas 9 anos.

A cobra foi encontrada pelos moradores na cozinha da casa; como a luz do cômodo estava apagada, o filho da moradora foi andando e quase pisou no animal, o que poderia resultar numa picada. O relato da visita inesperada foi contado pela mãe, Priscila Deilson.

“Estavam Miguel de 9 anos e Esther de 6 brincando no chão na sala; sai do meu quarto, pois estava passando mal e fui até a cozinha pegar água para tomar um remédio; em seguida o Miguel veio até cozinha para falar comigo, porém a luz estava apagada. Vi que tinha algo próximo ao pé dele e abaixei para olhar porém não vi o que era; quando acendi a luz vi que era a cobra e entrei em pânico”, disse a moradora.

Ainda de acordo com Priscila, seu filho estava muito próximo da serpente, quando o animal foi avistado. “Coisa de um palmo, ele teria pisado. Estava com o pé próximo quando vi; fiquei em pânico; se eu não tivesse acendido a luz Miguel teria pisado”, relatou.

Priscila ainda disse que Miguel não dormiu durante a noite com medo de ter mais cobras na casa. “Infelizmente essa não é a primeira achada aqui no bairro, isso já está muito sério; algumas pessoas criticaram dizendo que não poderia ter matado,mas entre a vida do meu filho, a minha e da cobra não tinha muito oque escolher”, destacou a moradora.

Veneno da jararaca pode ser fatal em crianças, alerta biólogo

O biólogo Cláudio Santiago dá dicas de como agir se a pessoa observar um desses animais na sua residência. “Nunca tente conter uma serpente. Se for a jararaca, chame imediatamente a Polícia Ambiental. Ela é mortal, dependendo do tamanho da pessoa, criança principalmente. Não adianta, nunca seremos mais rápido do que o bote desta cobra; apenas um arranhão do dente dela, a pessoa já terá problema sério, perda de tecido, entre outros problemas. Nem com a cobra morta deve-se tocar nela, porque o veneno ainda está ali presente”, destaca.

Ainda de acordo com os fiscais do Meio Ambiente, no período de chuvas é muito comum as cobras saírem de seu habitat, sobretudo em busca de alimento. Por conta disso, é necessário que os moradores fiquem em alerta e saibam como agir ao se deparar com um animal. As principais dicas são:

  • Se afaste;
  • Isole a área;
  • Faça contato imediato com a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente pelo (27) 99951-2321.

Aparição de jararacas em Barcelona

Outra jararaca apareceu em casa de Barcelona na véspera do Natal. Foto: Divulgação

Esse não é o primeiro caso de cobras da espécie jararaca que estão aparecendo em Barcelona. Na véspera do Natal, dia 24 de dezembro, um filhote de jararaca apareceu na Avenida Região Sudeste se direcionando para entrar em uma residência. Os moradores já encontraram o animal morto, nas proximidades de uma calçada. De acordo com Vanessa Gusmão, é a segunda aparição na rua onde mora.

“O pessoal tem que ter muita atenção. Já é a segunda jararaca que aparece aqui na Avenida Região Sudeste. A primeira foi dentro da minha casa, embaixo do freezer [caso foi noticiado pelo Jornal Tempo Novo e chamou atenção dos leitores e de biólogo]. Se alguém encontrar alguma cobra ou animal silvestre por aqui, não tem que machucar, mas chamar a Polícia Ambiental”, alertou a moradora.

Outro caso recente, também em Barcelona, aconteceu no dia 22 de novembro. Uma serpente venenosa, da espécie jararaca, invadiu a residência de uma família do bairro e foi encontrada no canto da sala de estar. Apesar do seu tamanho, o animal ainda é um filhote.

Assim que viu a cobra, a proprietária da residência ligou, muito assustada, para a equipe plantonista da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma). Segundo os fiscais que trabalharam no resgate, havia três pessoas na residência, sendo uma idosa, além de dois cachorros. Ninguém foi atacado pela cobra, que media cerca de 90 centímetros.

A situação ocorreu por volta das 21 horas e, após a avaliação, a espécie foi devolvida ao seu habitat natural, nas proximidades da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Jacuném, na região de Barcelona.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

11 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

17 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

17 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás