Meio Ambiente

Cobra gigante invade casa e deixa moradores assustados em praia da Serra

Cobra apareceu em Manguinhos, na Serra. Foto: Divulgação

Uma cobra da espécie ‘Philodryas olfersii’ acabou causando alvoroço entre moradores da comunidade de Manguinhos, na Serra. A serpente realizou uma ‘visita’ e invadiu o terreno de uma residência de família do balneário – que possui extensa área verde no seu entorno – nesta semana.

Ao avistarem o animal, que não chegou a entrar dentro da casa, mas estava circulando pelo terreno, os moradores tentaram retirá-lo do espaço, mas não obtiveram sucesso na ação. A serpente se escondeu em uma área do terreno e desapareceu.

Guilherme Lima, presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, contou detalhes do caso. “A cobra entrou nessa casa e o pessoal tentou achar ela depois no quintal, mas não conseguiram de jeito nenhum. O morador que se depara com isso fica assustado, mas a bichinha não fez mal a ninguém”, disse.

Lima ainda ressaltou que este tipo de cena em Manguinhos é muito comum. “Isso acontece com muita frequência aqui no balneário; algumas cobras até surgem na praia, perto da restinga. Nós temos uma área verde muito grande; o bairro é rico em natureza e nossos moradores sabem respeitar isso”, destacou o líder comunitário.

A reportagem conversou com o biólogo Cláudio Santiago para entender melhor sobre os riscos da cobra encontrada pelos moradores. De acordo com o especialista, o animal é venenoso, mas é bem difícil de transmitir esse veneno para uma pessoa, mesmo com uma picada. Trata-se da espécie “Philodryas olfersii”.

“É interessantíssimo vê essa serpente na praia. Elas se alimentam de pequenos mamíferos, roedores pequenos, de lagartos, pequenas aves. Ela tem veneno, só que o dente de inocular o veneno fica lá no fundo da boca; é raro de ter acidente sério; só quando a pessoa pisa nela ou sem saber vai querer pegar ela na mão. Só que ela teria que abocar muito bem. O maior risco é para criança”, disse.

Cláudio ainda afirmou que a cobra é muito ágil. “Ela pode chegar a um metro e quarenta. Ela também tem características de uma serpente agressiva. Se chegar perto ela vai querer fugir, levantar o pescoço para se impor, mas em geral é uma cobra bem tranquila e que não apresenta risco iminente”, destacou.

Por fim, o biólogo alertou que não se deve mexer com o animal em hipótese alguma. “É o mesmo e velho conselho de outras situações: viu uma serpente, não chega perto; observa o animal; contempla; tira foto; faz o que quiser, mas não vai querer interferir na dinâmica dele. Não vai mexer com ele com objetos”, alertou.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

13 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

14 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

14 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

15 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

15 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

15 horas atrás