
Quase 28 mil capixabas já aderiram à versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, via celular ou tablet. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), além dos 27.973 documentos disponíveis no Espírito Santo, um número ainda maior de condutores registrados estão aptos para adquirir o documento digital, que é gratuito e pode ser emitido em casa.
Condutores que quiserem obter a CNH digital é necessário ter o documento de papel, com QR Code, localizado na parte interna da carteira. Isso pode ser acessado nas CNHs emitidas a partir de maio de 2017. Quem não tiver o QR Code, pode antecipar a renovação ou solicitar a segunda via, pagando as taxas desses serviços. A versão eletrônica tem o mesmo valor jurídico que a impressa.
Além da CNH Digital, o aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’ permite que o condutor tenha no celular a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que também será disponibilizada para os proprietários de veículos registrados no Estado nos próximos meses, após finalizada a adequação do sistema.
É necessário instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone para adquirir a CNH digital.
Leia também