
Joatan Alves
Uma clínica em Valparaiso na Serra está oferecendo atendimento psicanalítico de baixo custo para os moradores do município. A iniciativa foi possível após parceria entre o Sindicato dos Psicanalistas do Estado do Espirito Santo (Sindpes) e a Associação Capixaba de Psicanálise (Acap) em virtude da comemoração os 160 anos do pai da psicanálise, Sigmund Freud.
O trabalho social é organizado pelo Centro de Atendimento Psicanalítico Social (CAPS), e tem por objetivo levar a comunidade carente esse tipo de serviço. Atualmente, dez profissionais em todo o estado são credenciados pela CAPS.
Leia também
Segundo o presidente do Sindpes, Alberto Mário Poltronieri, a ideia é levar esse benefício para as pessoas carentes que antes não tinham acesso ao serviço. Uma das profissionais credenciadas é a Dra. Rosa Maria Barros. Segundo ela, a psicanálise é uma ferramenta que pode muito ajudar as pessoas no momento de crise econômica como este que o Brasil está mergulhado.
“Nenhum ser humano pode viver sem dor, mas o sofrimento pode ser uma escolha, e a psicanálise ajuda explorar esses recursos internos que o ser humano possui para vencer os medos e descrenças pessoais”, explica Rosa.
Para quem tiver interesse no serviço, a clínica conveniada no município é a Cipsibio – Centro de Intervenção Biopsico Socioeducativo, localizada na Rua Itaúnas, n° 8, em Valparaiso, em frente à biblioteca do bairro. O valor por sessão é de R$ 30,00 para quem ganha até dois salários mínimos. O cadastro de pacientes é feitos pelos telefones 9.9969-5103 (Clinica) e 3011-6618, 9.9735-4838 (Sindicato).