Categories: Política

Cinco mil policiais irão reforçar a segurança no dia das eleições

A reunião que detalhou o esquema de segurança aconteceu nesta segunda-feira (1). Foto: Divulgação

Cinco mil e cem militares irão reforçar  a segurança do Espírito Santo durante as eleições, marcadas para o próximo domingo (7). Detalhes do esquema especial de segurança foram divulgados durante uma reunião que aconteceu nesta segunda-feira (1), que envolveu a equipe do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), Polícia Federal e Ministério Público Eleitoral. A a Polícia Civil vai disponibilizar 500 servidores para a operação do pleito. Além disso, cerca de 400 bombeiros vão apoiar as ações.

A coordenação da operação conjunta acontece a partir do trabalho entre o TRE, Sesp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal e Ministério Público Eleitoral, por meio do Núcleo de Combate aos Crimes e Corrupção Eleitoral (Nucoe).

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Ramalho, o patrulhamento ostensivo será reforçado a partir das 22 horas do sábado (6). Ao todo, durante as eleições, serão empregados 5.100 militares, que vão fazer o trabalho em todos os 78 municípios do Espírito Santo.

Um gabinete de operações e decisões estará instalado na Sesp no dia da eleição, sob a coordenação do secretário de Estado da Segurança Pública, e será composto ainda pelo comandante-geral da PM, pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros e, também, pelo delegado-geral da Polícia Civil. Outra novidade que estará instalada na Sesp é o Centro Integrado de Comando e Controle, com a presença de membros de diferentes instituições, que estará monitorando o andamento do pleito.

Denúncias de crimes eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo do Pardal, disponível na App Store e na Play Store, e no site www.tre-es.jus.br. Em caso de outras intercorrências, a Polícia Militar pode ser acionar no Ciodes-190.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

11 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

11 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

12 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

12 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

12 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

12 horas atrás