Cinco homens viram réus por morte ordenada pelo “tribunal do tráfico” na Serra

Compartilhe:
Serra Tribunal do Tráfico Homícidio
Homícidio aconteceu em dezembro de 2023. Crédito: Divulgação

Cinco homens foram indiciados pelo morte de Victor Quintaes Oliveira, de 24 anos, e pela tentativa de homicídio de outro jovem, de 26 anos, em um crime ocorrido em dezembro de 2023, no bairro São Geraldo, na Serra. Segundo a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) o crime foi motivado após os homens tentarem furtar uma “motocicleta na região, dessa forma, as vítimas teriam sido ”condenadas” a morte pelo ”tribunal do tráfico”.

As investigações foram conduzidas pela Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e apontam que quatro dos suspeitos já foram presos, enquanto um ainda permanece foragido. Sendo eles:

  • Everson Fernando Pereira dos Santos, conhecido como “Pita”, 25 anos;
  • Eduardo Boone de Jesus, 21 anos;
  • Adryel Marcos Souza, o “Cocão”, 20 anos;
  • Diego Henrique da Silva Ferreira, o “Loirinho”, 26 anos;
  • Felipe Valério da Costa Falcão, 32 anos (foragido).

Segundo o delegado Rodrigo Sandi Mori, chefe da DHPP da Serra, as vítimas do crime tinham passagens por roubo desde a adolescência. No dia do crime, elas tentaram furtar uma motocicleta que estava estacionada em frente a um beco, área de intenso tráfico de drogas no bairro São Geraldo. O veículo pertencia a Felipe Valério e ficava próximo à casa de Eduardo Boone.

Everson Fernando Pereira dos Santos, vulgo “Pita”; Eduardo Boone de Jesus; Adryel Marcos Souza, vulgo “Cocão”; Diego Henrique da Silva Ferreira, vulgo “Loirinho”; e o foragido Felipe Valério da Costa Falcão. Crédito: Divulgação

Ao perceberem a tentativa de furto, Felipe e Everson perseguiram os jovens. Durante a fuga, Felipe fechou a moto das vítimas e efetuou disparos. Um dos rapazes foi atingido de raspão na cabeça, mas conseguiu fugir e pedir ajuda em uma unidade de saúde. Victor, no entanto, correu em direção à Rodovia Norte Sul e foi alcançado, rendido e agredido com golpes de vassoura.

De acordo com a apuração, Victor foi colocado no veículo de Felipe e levado até a Rua Rio de Janeiro, onde foi assassinado com golpes de madeira desferidos pelos criminosos. “Com a vítima já bastante debilitada e bastante machucada, eles colocam o Victor dentro do veículo do Felipe, levam até a Rua Rio de Janeiro, no bairro São Geraldo, e ali terminam de executar ele com golpes de madeira desferidos pelo Felipe, pelo Everson, pelo Adriel e pelo Diego”, explica Sandi Mori ao Tempo Novo.

Os cinco respondem por homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima, além de tentativa de homicídio com as mesmas qualificadoras.

Prisão e histórico criminal

Everson foi preso no dia 11 de junho deste ano. Durante a prisão, os agentes encontraram na residência uma pistola, drogas e material para embalo de entorpecentes. Além do mandado de prisão pelo homicídio, ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O suspeito também é investigado por outros homicídios na cidade.

“Ele havia sido preso no mês de janeiro de 2019 por um homicídio de um segurança que ocorreu em outubro de 2018, no Centro de Vitória. Esse caso, inclusive, deu uma enorme repercussão, foram divulgadas imagens da execução do segurança no dia do crime. Ele foi preso em janeiro de 2019 com mandado de prisão por esse homicídio e foi colocado em liberdade no mês de abril de 2023”, explicou o delegado.

Antes dessa prisão, Everson havia sido detido em fevereiro de 2024 e solto em dezembro do mesmo ano. Conforme a Polícia Civil, mesmo preso, ele ordenava crimes de dentro do sistema penitenciário.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também