Categories: Notícias

Cidade tem menor matança em 16 anos

 

Assassinato em junho em Novo Horizonte: homens jovens, negros, envolvidos com o tráfico de drogas da periferia estão no principal grupo atingido pela matança. Foto: Divulgação

Thiago Albuquerque

A Serra segue sendo a cidade que mais se mata no ES. Porém, é nítida a queda no número de assassinatos no município. Tanto que, entre janeiro e novembro de 2016, 250 pessoas foram assassinadas, enquanto que no mesmo período do ano passado foram contabilizados 293 homicídios na Serra. Uma redução de 14%. Os números são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

Essa redução fica clara quando se observa apenas o mês de novembro, onde 15 pessoas perderam a vida para a violência, uma redução de 31% se comparada ao mesmo mês de 2015 onde 22 casos foram registrados.

A Sesp ainda não tem dados oficiais sobre dezembro. Mas segundo o secretário de Defesa Social da Serra, Nylton Rodrigues, a tendência de queda deve permanecer. Isto porque, segundo Nylton, que também é Coronel da PM, até o último dia 19 quatro homicídios haviam sido registrados.    

O secretário destaca que a taxa de assassinatos caiu quase pela metade em oito anos na Serra. “Até agora 2016 tem o menor número de homicídios em 16 anos. Em 2008 a taxa chegou a 105 homicídios para cada grupo de cem mil habitantes Em 2016 devemos fechar com a taxa de 55 homicídios para cada grupo de cem mil habitantes. Em números absolutos, em 2008 tivemos 431 homicídios na Serra. Em 2016 estamos caminhando para fechar o ano com 275 homicídios”. 

Apesar do declínio no número de casos, os últimos anos não foram marcados só pela liderança da Serra nessa macabra estatística, mas pelo aumento da diferença em relação às suas co-irmãs da Região Metropolitana. Em algumas ocasiões a matança na Serra chegou a representar mais de 50% dos casos na Grande Vitória, mesmo a cidade tendo pouco menos de 1/3 da população metropolitana.

Mas, neste último mês de novembro, até essa tendência deu uma freada.  Vila Velha com 14 mortes, quase empatou com os 15 casos da Serra. Em seguida, Cariacica com dez, Guarapari com três, Vitória com dois. Não houve registro de assassinatos em Viana e Fundão no período.

Com isso, das 44 mortes na Grande Vitória, 34% foram na Serra. Em relação ao Estado, que teve 78 registros em novembro, a cidade foi palco de 19% dos casos.  

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Três equipes capixabas participam do Brasileiro Interclubes de Basquete, na Serra

Principais equipes de basquete de base do Espírito Santo, Saldanha da Gama, Álvares Cabral e Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf) disputam,…

13 minutos atrás

Claudia Raia diz ser favorável à legalização do aborto

FOLHAPRESS Entrevistada por jornalistas do programa da TV Cultura Roda Viva, a atriz Claudia Raia, 57, disse que é favorável…

14 minutos atrás

A Serra precisa ficar “distante de aventureiros que oferecem soluções fáceis para problemas complexos”, diz diretor-geral do IJSN

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico para o período de 2024-2044. O…

16 minutos atrás

Fisioterapeutas promovem aulão de pilates gratuito na Pedra da Cebola

Neste sábado (11), fisioterapeutas capixabas e da Serra promoverão um evento gratuito em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, que…

27 minutos atrás

Kevin Spacey voltará ao tribunal por nova denúncia de assédio sexual

(FOLHAPRESS) Kevin Spacey enfrentará um novo julgamento no Reino Unido após a denúncia de um homem que o acusa de…

36 minutos atrás

Vidigal dá o pontapé para o planejar a Serra nos próximos 20 anos: “foi assim que fizemos do limão uma limonada”

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico 2024-2044. O objetivo é realizar um…

44 minutos atrás