
Nos quatro primeiros meses de 2020, a Prefeitura da Serra registrou aumento no número de pedidos de auxílio-funeral. O número passou de 154, entre janeiro e 24 de abril do ano passado para 178 no mesmo período em 2020. O auxílio é em forma de cartão, no valor de um salário mínimo. São oito funerárias credenciadas.
Apesar do aumento, a prefeitura tem apenas um registro de pedido direcionado a um paciente de Covid-19, segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra.
Em caso de falecimento de um parente e havendo a necessidade, os critérios para requerimento do auxílio são que a pessoa falecida seja moradora da Serra; o solicitante do auxílio tem de ter idade mínima de 18 anos; RG; grau de parentesco com o falecido, comprovado mediante documentação; e renda mensal por pessoa de até 1/4 do salário mínimo.
Os documentos necessários para o requerimento são comprovante de residência atual em nome da pessoa falecida; CPF e documento de identificação com foto do solicitante; comprovante de renda familiar do solicitante; comprovante do óbito, sendo aceitos: certidão ou declaração de óbito (tem de ter legível o RG do IML), encaminhamento do hospital para o SVO. Em caso de morte em casa: boletim de ocorrência da Polícia Civil ou documento de atendimento do SAMU para o SVO.
As solicitações podem ser feitas por meio do telefone: 99934-4812, que está de plantão das 8 às 20 horas.

