Ciclovia na Avenida Norte Sul causaria risco à vida dos ciclistas, diz Prefeitura da Serra

Compartilhe:
Serra Avenida Norte Sul Binário da Norte Sul Prefeitura da Serra Ciclovia
Crédito: Divulgação
Serra Avenida Norte Sul Binário da Norte Sul Prefeitura da Serra Ciclovia
Binário da Norte Sul: a ciclovia na Avenida Norte Sul causaria risco à vida dos ciclistas, de acordo com a Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação

O Sistema Viário Norte Sul foi inaugurado neste sábado (20) em Jardim Limoeiro. Realizada pela Prefeitura da Serra, a obra visa melhorar o fluxo de trânsito na região, reduzindo o tempo de deslocamento entre Vitória e Serra. Apesar das melhorias inauguradas, a ausência da ciclovia prometida no projeto inicial chamou a atenção dos moradores.

Em 2022, foi apresentado à comunidade o projeto do Binário da Norte Sul, destacando a construção de uma ciclovia ao longo da Avenida Norte Sul, desde a entrada da ArcelorMittal em Carapina até o cruzamento com a rodovia ES-010 em Jardim Limoeiro. No entanto, essa parte do projeto não foi executada.

A Prefeitura da Serra, ao ser questionada pelo Jornal Tempo Novo, confirmou que a ciclofaixa estava prevista no projeto original.

“Porém, considerando que por lá passam mais de 20 mil veículos por dia, incluindo os de grande porte como caminhões, e também associado o comércio na região, foi preciso considerar o risco à vida dos ciclistas”, disse o Município em nota.

Ainda de acordo com a Prefeitura da Serra, um novo projeto para implantar a ciclofaixa nas vias internas de Jardim Limoeiro está sendo elaborado.

Binário da Norte Sul: obra foi inaugurada neste sábado na Serra

Avenida da Norte Sul, na Serra. Crédito: Divulgação

O Sistema Viário Norte Sul, em Jardim Limoeiro, está oficialmente inaugurado. A obra realizada pela Prefeitura da Serra, em parceria com o Governo do Estado, recebeu investimento de R$ 100 milhões e promete mudar a realidade do trânsito em uma das principais avenidas da cidade.

De acordo com o prefeito Sergio Vidigal, a implantação do Sistema Viário Norte Sul impactou positivamente o trânsito de uma das mais relevantes vias da Serra e requalificou a drenagem de um lugar conhecido por alagamentos. Foram 41 ruas que receberam melhorias no sistema de drenagem e recapeamento, somando 19 quilômetros requalificados.

Além desse feito, os sentidos das ruas internas de Jardim Limoeiro também mudaram. Antes, as ruas eram mão e contramão e, com a implantação do sistema binário, as ruas passaram a ter um único sentido, organizando, dessa forma, o alto fluxo de trânsito local.

Mobilidade da Avenida Norte Sul

A mudança mais significativa da obra do Binário da Norte Sul foi na Avenida Norte Sul. Nela, haviam duas pistas, sentido Serra e Vitória, com duas faixas cada. A via comportava um fluxo de 20 mil veículos por dia.

Com a obra, foi realizada uma distribuição do trânsito entre a Avenida Lourival Nunes, que ficou com o sentido Vitória, e a própria Avenida Norte Sul, que permaneceu apenas com o sentido Laranjeiras.

A Av. Norte Sul se tornou um grande tapete asfáltico com quatro pistas de circulação. Já a Av. Lourival Nunes ficou com três faixas de circulação.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também