Ciclistas da Serra fazem expedição e contornam Espírito Santo de bicicleta em 23 dias

Compartilhe:
As amigas Rogéria e Roseane fizeram todo o contorno do Espírito Santo em 23 dias. Foto: Divulgação

Já imaginou contornar o Espírito Santo de bicicleta? E ir a até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo pedalando? Um grupo de moradores da Serra é autor dessa façanha e muitas outras. Os cicloturistas se divertem, conhecem novos lugares e de quebra se exercitam de forma saudável.

A moradora de Chácara Parreiral, Rogéria Quintão, é uma das ciclistas e conta como é cruzar municípios capixabas de bike e também romper fronteiras estaduais pedalando ao ar livre.

“Gostamos de viajar de bike e curtir bastante do que a região tem a nos oferecer. Começamos nossas expedições em 2016 foi nosso 1° Ciclo Interestadual.  Serra x Dom Silvério (MG). Terra de meu Marido. Eu, Rosane e minha filha seguimos com a cara e a coragem. Foi muito bacana. Daí em diante, não parei”, conta a ciclista de 56 anos.

O último ciclo realizado foi o contorno do Espírito Santo, passando por todos os municípios do Estado e também por outros estados como Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Desta expedição participaram além de Rogéria, Rosane, que mora em Jardim Limoeiro,  e tem 44 anos e Leonardo, de Bairro de Fátima, que tem 40 anos e Rogéria.

A expedição dos serranos durou 23 dias e foram 1.586,89km percorridos. O ponto de partido foi de Parreiral no dia 5 de outubro e o retorno no dia 28 do mesmo mês. “Um dia apenas de descanso. No mais, pedalamos todos os outros 22 dias. Temos um amigo ciclista que reside em Vila Velha, ele traçou um percurso parecido a esse. Mas não o fez. Então nos espelhamos,  pegamos dicas e assim surgiu o desejo de realizar esse pedal”, conta Rogéria.

Segundo Rogéria, os três ciclistas participaram da expedição, mas apenas dois conseguiram concluir. “Somente eu e Rosane conseguimos fazê-la completa. O amigo teve problemas pessoais de ordem familiar e precisou retornar pra casa.  Isso se deu acho que no nono dia. No último dia, ele foi de encontro a nós pra fecharmos o ciclo com chave de ouro. Começamos e terminamos juntos”.

Rogéria também já pedalou ao lado da filha, Renata Siqueira Quintão, num ciclo Serra x Minas Gerais e com uma amiga foi até Aparecida do Norte, em São Paulo. “Sempre foi meu sonho ir a basílica da Aparecida do Norte de bike. Só iria me considerar uma ciclista, após realizar esse sonho. Em abril de 2018 realizei meu desejo. Me tornei uma ciclista. Eu e minha amiga Rosane, partimos para Aparecida do Norte. Foi muito emoção chegar à Basílica de bicicleta”, destaca.

Lugares maravilhosos

Rogéria conta que pedalar ao ar livre da oportunidade de conhecer lugares maravilhosos. “Foi uma experiência única fazer o contorno do ES de Bike. Não temos certeza, mas acho que somos pioneiras em fechar o mapa”, afirma.

Segundo ela, o ponto mais complicado do ciclo foi quando saíram de Mimoso do Sul x Presidente Kenedy. “Um trecho que está em reforma a tempo. Foi bem complicado. Muitas carretas em alta velocidade,  chuva, sem acostamento e asfalto frizado. Foi bem difícil. O fluxo não diminuía. Mas vencemos. Graças a Deus!”, conta.

Os cicloturistas também ficaram encantados com a região do Caparaó. “Não conhecia. Fiquei encantada. Suas águas cristalinas. Também gostei muito Cristal do Norte, que é distrito de Pedro Canário, no Norte do estado. Conhecemos a pedreira de lá e ao seu lado tem um córrego lindo, de águas refrescantes”, detalha.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também