Chuva melhora nível de rio que abastece a Serra

Compartilhe:
Ponto de captação no Santa Maria no Quaimado, zona rural da Serra. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra
Ponto de captação no Santa Maria no Quaimado, zona rural da Serra. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra

Ainda longe de resolver uma das piores secas da história do ES, as chuvas que caíram na semana passada melhoraram um pouco a situação dos rios que abastecem a Grande Vitória.

O Santa Maria, que atende a Serra, zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Praia Grande em Fundão – cerca de 700 mil pessoas – está com vazão de 5,4 mil litros por segundo, de acordo com medição feita nesta terça (03) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O nível crítico do rio é 3,8 mil litros por segundo e a Cesan capta 2,7 mil litros. Dias antes da chuva, o nível chegou a 2,8 mil litros. Praticamente toda a água que chegava no rio era retirada pela pela Cesan, deixando o Santa Maria sem vazão para a baía de Vitória.

Mesmo assim a situação ainda é muito ruim, já que a média histórica de vazão do rio em novembro ultrapassa 18 mil m3.

Já o rio Jucu, que atende Cariacica, Vitória (a parte da ilha) e Vila Velha – cerca de 1 milhão de pessoas –   está com 15,1 mil litros por segundo. O rio chegou a ficar com pouco mais de 5 mil litros, índice considerado crítico.

A média do Jucu para novembro é de 30 mil litros por segundo.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também