Divirta-se na SerraTEMPO NOVO
Notícias sobre entretenimento e muito mais

Cesar Baldan grava sambas e baiões em primeiro álbum solo

Cesar BaldanCom 20 anos de atuação na cena musical capixaba, o cantor, compositor e instrumentista Cesar Baldan passeia com desenvoltura pelos ritmos brasileiros em seu primeiro álbum solo, intitulado “ACÁ”. Reunindo quatro faixas autorais, o EP (extented play) já esta nas plataformas digitais desde o último dia 12 de abril.

Cesar Baldan conta que o álbum “ACÁ” surgiu da necessidade de registrar composições autorais de diferentes momentos de sua carreira. O título do trabalho – “aqui”, em espanhol – representa um convite para o público conhecer de perto as canções que ele vinha lapidando havia anos antes de entrar no estúdio.

“Este trabalho apresenta algumas das minhas facetas como artista, passando pelo samba e pelos ritmos regionais, como o baião, o congo capixaba, a música instrumental e a canção”, afirma Cesar. “O público poderá conhecer meu lado compositor de melodias e letras, a vertente de instrumentista, através do violão, e também as interpretações das minhas próprias canções. São músicas arranjadas essencialmente por mim”, comenta.

O EP “ACÁ” traz as composições “Displicência”, “Baião de Dona Iná”, “Guingando” e “Cigana”, com produção de Daniel Silva e participações de nomes atuantes no cenário musical capixaba, como Eloá Puri, Gessé Paixão, Fábio do Carmo, Zé Tom, Saulo Santos, Paulo Prot, Chico Chagas, Edu Szajnbrum e André Prando.

Singles

Os dois primeiros singles, “Displicência” e “Baião de Dona Iná”, já estão disponíveis nas plataformas de streaming. Com instrumentação típica dos sambas tradicionais, “Displicência” se revela como um samba dolente, no melhor estilo de Martinho da Vila, composto em um momento de desilusão amorosa. “Essa canção nasceu em uma tarde cinzenta na figura de um compositor ainda em resquícios de fossa”, revela Cesar. “É um samba triste no qual tento envolver o ouvinte com um refrão forte que extravasa a melancolia num grito de superação”, define o músico.

O arranjo traz o violão de sete cordas de Fábio do Carmo, o cavaquinho de Zé Tom, a cuíca de Saulo Santos e a percussão de Gessé Paixão, que também fez o arranjo de vozes. Na interpretação, destaque para o dueto de Cesar Baldan com a cantora Eloá Puri e os backing vocals de Matheus Mará, Maria Zanúncio, Laissa Gamaro, Relva Rodrigues e Ramon Yusara.

Eloá Puri conta que se tornou fã da canção desde que a ouviu pela primeira vez através do compositor.  “A vontade de gravar era gigante. Receber o convite do Cesar pra cantar com ele foi lindo, e o processo de gravação foi muito rápido, porque estávamos alinhados e já habituados a cantar juntos”, revela.

Em “Baião de Dona Iná”, Cesar Baldan bebe na fonte de Dominguinhos para elaborar a base nordestina de uma canção que remete à pureza da “infância brincante de quem sonha, gira, conta as borboletas e imagina o mundo em seu quintal”. Composta em parceria com Diogo Spadaro, a faixa conta com a sanfona de Chico Chagas e o naipe de percussão de Edu Szajnbrum, que remete à ancestralidade do congo.

Inéditas

Completam o álbum as composições “Guingando” e “Cigana”, que serão disponibilizadas nas plataformas digitais juntamente com o trabalho completo, no dia 12 de abril.

Em “Guingando”, Cesar Baldan leva o violonista e compositor Guinga para o gerúndio, reverenciando este mestre da MPB que merece ser mais conhecido pelo grande público. Trata-se de um número instrumental que dialoga com o samba e o choro, permitindo aos músicos a liberdade de expressar sua técnica nos arranjos, com destaque para o violão de Cesar Baldan, a gaita de Paulo Prot e a percussão de Zé Tom.

“Cigana”, por sua vez, é uma parceria de Cesar Baldan com André Prando que transita pela sonoridade regional de Minas Gerais, conduzida de forma intimista pelo violão e pela interpretação em duo dos artistas. “Adoro as canções e a forma como o Prando compõe, e achei que tinha tudo a ver com essa música. Ele trouxe um desfecho para a canção e para o desenrolar da história descrita na letra”, observa Baldan.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal próximo ao bairro Jardim...

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das Artes. Haverá oficinas artísticas...

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora – IDCAP – foi contratada...

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o Espírito...

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas proximidades de Serra Sede,...

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de entorpecentes em Barcelona. A Guarda...

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade que cada um tem...

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci Lopes com a Rua...
Anúncio
close-link