
Moradores de uma parte do bairro Praia de Capuba, na Serra, estão sofrendo com falta do líquido mais precioso para a sobrevivência humana: a água. E pelo jeito, o problema do qual as pessoas que residem no local convivem diariamente ainda vai continuar sem solução.
Isto porque a Cesan não apresenta solução para o assunto, por meio de nota disse apenas que a empresa instala ligações de água em áreas regulares. Mas segundo moradores, a área não é irregular, pois é feito pagamento de IPTU ao Município e praticamente todas as ruas acima da via principal da comunidade, Dona Jamila, sofrem com a falta do serviço.
Mirella Morgan que é uma das moradoras que sofre com o problema explica que quem reside na parte alta, não conta com rede de esgoto e nem rede de água potável. “Diversas solicitações foram feitas à Cesan e a mesma alega ser uma área irregular e não pode ser atendida. O que nos intrigou foi o fato da própria Cesan realizar uma obra há uns 2 ou 3 anos no máximo, onde instalou tubulação para abastecimento das residências, porém não foi concluída na época pois o contrato da empresa que estava executando os serviços, foi rescindido”, destaca.
Segundo Mirella a alternativa que os moradores encontraram diante dessa situação, foi criar suas próprias redes de água. “Criando redes alternativas clandestinamente. Infelizmente é a alternativa que temos. O que nos resta atualmente é somente solicitar ligação à Cesan e essa por sua vez negar. Ou seja, estamos entregues à própria sorte. Alguma providência precisa ser tomada pela Cesan ou até mesmo pela própria Prefeitura da Serra, afinal, para que pagamos IPTU mesmo?”, denuncia a moradora que está no bairro há cinco anos.
Leia também
Mirella disse ainda que a comunidade passa por diversos episódios de falta de água. “Em período de verão e férias então, o caos se instala. Diversos moradores estão vendendo seus imóveis e migrando para outros bairros, pois não tem o mínimo aqui para sobreviver. É muito difícil você trabalhar o dia inteiro, voltar para sua casa a noite para descansar e não ter ao menos uma gota de água para escovar os dentes”, reclama.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
Morador e liderança comunitária do bairro, Nelson de Jesus da Paz destacou algumas ruas que sofrem com o problema Dinah Feu Rosa, Aristóteles Passos Costa (Aristóteles Pedreira), Sérgio Porto, Vitória Feu Rosa, Engenheiro Luiz Derenzi, Dilson Bitencourt, Cicero Chaves, Dona Jamila, Ana Rodrigues, Trancoso, Doutor Francisco Chave, entre outras.
“Citei só o mínimo pois senão fica muito extenso. Faltando água há mais de 10 dias. Estamos tentando regularizar junto a Cesan, mas só recebemos respostas negativas. Inventam muitas lorotas para a instalação de rede de água em nossas casas e já tem redes em quase todas as ruas. Água é essencial para sobrevivência humana, precisamos que esta situação seja resolvida”, reclama.
O TEMPO NOVO procurou a Cesan que confirmou por meio de nota o que os moradores disseram. “A legislação vigente só permite que a Cesan instale ligações de água em áreas regulares. Para ter o abastecimento de água em sua residência, o morador tem que regularizar seu imóvel junto ao município e solicitar a ligação de água à Cesan. Mais informações sobre a ligação de água podem ser obtidas pelo telefone 115. A chamada é gratuita e o atendimento funciona 24 horas”, disse a empresa.
Já a Prefeitura da Serra informou que é necessário um pedido formal da Cesan com as demandas dos moradores do bairro Praia de Capuba para que seja feita a verificação e posterior aprovação da ligação da rede de água encanada no local. Até o momento a Prefeitura da Serra não recebeu nenhuma demanda relacionada ao bairro.

