O presidente da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), Munir Abud de Oliveira, cumpre entre os dias 5 e 8 de agosto uma agenda estratégica em São Paulo. A participação ocorre em eventos promovidos pela Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água (ALADYR), com foco em inovação, sustentabilidade e segurança hídrica no Brasil.
Diante dos desafios impostos pela crise climática e pela pressão crescente sobre os recursos hídricos, Munir defende o reúso e a dessalinização como alternativas viáveis para diversificar a matriz hídrica, garantir o abastecimento e promover o desenvolvimento em áreas vulneráveis à escassez de água.
A programação começa no dia 5, com a participação no Meet Point Ação, promovido pela TV Estadão. O debate será transmitido ao vivo e abordará o reúso da água como ferramenta para acelerar a universalização do saneamento. Participam também executivos das empresas Veolia (França) e GS Inima (Espanha), atuantes em projetos de concessões no Brasil.
Nos dias 6 e 7, Munir será um dos painelistas no principal evento nacional sobre reúso e dessalinização, que reunirá mais de 400 profissionais do setor no Hotel InterContinental. Ele representará a AESBE como articuladora de soluções sustentáveis para o saneamento.
Leia também
A agenda se encerra no dia 8 com uma visita técnica ao Aquapolo Ambiental, maior projeto de reúso de água do Brasil, voltado ao uso industrial.
Munir destaca que a inovação e os princípios de ESG (ambiental, social e governança) devem orientar as estratégias do setor. Segundo ele, o reúso e a dessalinização são medidas urgentes e eficazes diante da escassez hídrica e da necessidade de garantir segurança no abastecimento.

