Categories: Meio Ambiente

Cesan afirma que água de rio com lixo hospitalar é segura

Represa de Rio Bonito, onde tubos de ensaio com sangue humano foram jogados. Foto: Divulgação / Prefeitura de Santa Maria de Jetibá

Bruno Lyra

O lixo hospitalar jogado no Santa Maria, rio que abastece a Serra, não compromete a água que chega às torneiras do morador. Quem garante é a Cesan. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, não houve alteração da qualidade da água captada pela empresa no distrito do Queimado, zona rural do município. O ponto de captação fica cerca de 60 km abaixo de onde o lixo foi descartado, na represa de Rio Bonito, no município de Santa Maria de Jetibá, região serrana do estado.

Questionada se precisou adicionar mais insumo no tratamento diante de um eventual risco de contaminação biológica no rio, a Cesan disse que não houve mudança na rotina de fornecimento de água nas cidades e bairros atendidos pelo rio Santa Maria na Grande Vitória e que “monitora rigorosamente a qualidade da água que capta no rio”.  

O descarte de lixo hospitalar no manancial veio a público no último fim de semana após a divulgação de um vídeo nas redes sociais feito por pescadores.  Nas imagens, caixas de papelão contendo tubos de vidro cheios de sangue humanos. Nos invólucros, cujos rótulos não são possíveis ler no vídeo, o nome dos supostos pacientes segundo o autor das imagens. No vídeo, esse autor, que não se identificou, afirma que “pelo sobrenome os pacientes são moradores da região”.

O caso está sendo investigado pela Vigilância Sanitária do município de Santa Maria de Jetibá. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, as autoridades locais já sabem do caso desde o último dia 04 de junho. A assessoria disse também que já há um laboratório suspeito de ter sido o responsável, mas até o final da tarde de ontem (14) ainda não havia convicção da culpa, o nome não seria divulgado para não atrapalhar as investigações.   

Por sua vez, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), disse, também através da assessoria de imprensa, que a investigação está sob a responsabilidade da prefeitura de Santa Maria de Jetibá. Em nota, o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) disse que aguarda o desfecho da apuração que está sendo feito pela prefeitura de Santa Maria de Jetibá para aplicar as penalidades cabíveis aos responsáveis, incluindo multa, que pode chegar a R$ 300 mil.

O rio Santa Maria abastece a maior parte do município da Serra. Também atende a zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Fundão. São mais de 600 mil pessoas ao todo.Também é fornecedor do líquido consumidas por Vale e ArcelorMittal em suas atividades industriais em Tubarão. 

“É um atentando contra a população do Espírito Santo”

Para o Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, Mário Camillo Neto, o descarte é mais um ato de descuido com os mananciais do Estado. “É um atentado contra a população do Espírito Santo. Porém, é facilmente identificável, se as autoridades quiserem, descobrem. É preciso responsabilizar e punir. Ninguém sabe o tamanho desse impacto, não se sabe o grau de dispersão disso na água do rio. Isso mostra a fragilidade no controle da água que nos abastece”, aponta.   

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

10 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

10 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

11 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

11 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

12 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

12 horas atrás