Meio Ambiente

Cesan admite problemas com substâncias cancerígenas na água do morador da Serra

Trecho do rio Santa Maria, localizado na região do Queimado, perto do ponto de captação de água da Cesan. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Trihalometanos e ácidos haloacéticos. Nomes poucos comuns ao público leigo, mas que chegaram com frequência na água da Cesan, em valores acima do permitido, para o morador da Serra e de cidades vizinhas entre 2016 e 2020. As substâncias tem potencial cancerígeno segundo a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e resultam da adição de cloro no processo de tratamento da água captada nos rios.

Nesta terça-feira (06) a Cesan admitiu o problema e disse que já corrigiu. A afirmação ocorreu durante reunião extraordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, convocada para discutir a situação após a repercussão do caso.

Na reunião, o gerente Metropolitano Norte da Cesan, André Luiz Lima, disse que o excesso de derivados de cloro na água tratada começou a ser verificado em 2016, quando os rios tiveram queda dramática da vazão em função da superseca que atingiu o ES e, consequentemente, tiveram piora na qualidade do líquido bruto.

Segundo André, em 2019 a empresa acabou mudando o procedimento para realizar o processo de pré-cloração – onde segundo ele começou a aparecer o trihalometano e os ácidos haloacéticos em níveis elevados – adicionando peróxido de hidrogênio para a remoção das substâncias indesejadas.

Mas o representante da Cesan não explicou o porque de amostras da água distribuída à população ainda apresentarem inconformidades em 2019 e em 2020. Entenda o caso.

O excesso de derivados de cloro na água da Cesan veio a público em fevereiro, após denúncia da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), que mantém, por determinação do Ministério da Saúde, programa de monitoramento do líquido que chega às torneiras dos moradores, o Vigiágua.

Ao constatar o problema, a Sesa pediu ajuda à Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) que em 17 de fevereiro nota técnica confirmando o excesso de THT e ácidos haloacéticos em amostras coletadas entre dezembro 2016 e dezembro de 2020.  E ainda alertou para o potencial cancerígeno da substância. Ainda não há dados sobre as amostras de 2021.

Onze dias depois da nota da Agerh, a Agência de Serviços Públicos do ES (ARSP) autuou e multou em R$ 24,7 mil a Cesan, além de exigir da concessionária a correção do problema. Na mesma ocasião a ARSP também autuou e multou a Cesan pelo mesmo valor, R$ 24,7 mil, por entregar água com excesso de turbidez (escura) ao morador da Serra e de cidades vizinhas.

Ministério Público

A ata da reunião extraordinária de hoje (07) na Ales será encaminhada ao Minstério Público Estadual, informou o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Hércules Silveira (MDB). Outro parlamentar que esteve presente foi o deputado Bruno Lamas (PSB), este com base eleitoral na Serra.

Também participaram da reunião representes da Agerh e ARSP, que ressaltaram a tecnicidade de suas ações no caso. A reunião aconteceu a pedido da ONG Juntos SOS Ambiental ES, dirigida pelo engenheiro químico e ativista ambiental Eraylton Moreschi.

Abrangência

As amostras que apresentaram problemas foram coletadas no líquido distribuído pelas Estações de Tratamento de Água de Carapina, Santa Maria e Reis Magos. As duas primeiras atendem Serra, Praia Grande em Fundão, bairros da zona norte de Vitória e ao longo da Rodovia do Contorno em Cariacica.

A Estação do Rio Reis Magos entrou em operação no final de 2017 e passou a atender a região da Serra Sede e bairros do Civit I. Nos últimos anos tem sido frequentes as reclamações de moradores da Serra em relação à falta d’água e também sobre a qualidade do líquido, que eventualmente chega às torneiras com cor, odor e sabor estranhos.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

56 minutos atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

6 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

22 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás